No domingo, 13, foi celebrado pela Igreja o VI Dia Mundial dos Pobres. Em Fortaleza – CE, as Irmãs da Comunidade Missionária Discípulas de Emaús celebraram, além da data, a missa em ação de graças pela Canonização do nosso fundador, São João Batista Scalabrini, e o encerramento do Ano Scalabriniano. A celebração foi realizada por Pe. Francisco Sidney de Macêdo, Superior Provincial da Congregação Salvatorianos, e aconteceu na comunidade Santa Cruz do Itapery, da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos.
A celebração foi um momento de alegria e contou com a presença dos agentes da Pastoral do Migrante e os Migrantes e, também, um momento que possibilitou à comunidade conhecer o Carisma Scalabriniano. Em sua homilia, Pe. Francisco ressaltou que “a vida de São João Batista Scalabrini foi sempre fazendo o bem aos migrantes e hoje o Papa Francisco nos convida a acolher com carinho aos que chegam em nossa comunidade”, disse.
“Fazer do Mundo a Pátria da Humanidade”
O Padre ressaltou, ainda, a importância da missão das Irmãs Scalabrinianas na paróquia, ressaltando que esta é fundamental, “porque elas têm a missão de acompanhar os nossos migrantes, mas não sozinhas e sim com a comunidade”. Pe. Sidney destacou, ainda, que os jovens podem despertar- se vocacionalmente para a missão.
No momento de ação de graças, Ir. Idalina Pellegrini partilhou como foi a chegada das Irmãs Scalabrinianas na Arquidiocese de Fortaleza. Com entusiasmo e alegria, partilhou a missão atual com os migrantes na Casa do Migrante e no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja da Arquidiocese. Ela também lançou as redes da missão e fez o convite de que outras pessoas podem abraçar a causa dos migrantes a partir da comunidade, comunicando-se com a Animadora Vocacional.
A comunidade Santa Cruz do Itapery é uma das comunidades que as Irmãs Scalabrinianas atuam assessorando encontros de jovens. Foi uma celebração de ação de graças repleta de alegria, dando a conhecer sempre mais o nosso Carisma Scalabriniano.
Confira imagens da celebração:
Da Equipe de Comunicação Virtual, com a colaboração das Irmãs da Comunidade Missionaria Discípulas de Emaús, de Fortaleza- CE