Os migrantes eram de 38 países e estavam entre eles 210 menores de idade
Segundo um comunicado feito no domingo, 08, pelo Instituto Nacional de Migração (INM) do México, 1.608 migrantes foram interceptados em um dia em várias operações no país. As pessoas resgatadas eram originárias de 38 países diferentes e estavam inclusos 56 brasileiros.
De acordo com o órgão governamental, pelo menos 210 do total de resgatados eram menores de idade e as operações do governo mexicano ajudaram “a evitar que fossem vítimas de crimes e violações de direitos humanos enquanto passavam por território mexicano”, afirma a nota.
A maioria dos migrantes interceptados eram homens de países da América Central, que engrossam as já conhecidas multidões que tentam entrar nos Estados Unidos pela fronteira mexicana. Pelo menos 357 das pessoas resgatas são originárias da Guatemala, 296 de Honduras, 113 da Nicarágua e 96 de El Salvador. Além de migrantes latinos e caribenhos, pessoas vindas de outras regiões do mundo também foram identificadas, com origem de países como Etiópia, Turquia, Filipinas e Comores.
O INM não informou a situação migratória das pessoas interceptadas e a maioria das ocorrências aconteceu no Estado de Chiapas, que faz fronteira com a Guatemala, com 374 resgates, mas também houve elevado número de ocorrências em Baja California, 262, Nuevo León, 199, Cidade do México, 168, e em Tabasco, com 152 resgates.
280 migrantes encontrados em caminhão
Na terça-feira, 03, a polícia do México encontrou 280 imigrantes atrás de uma parede de fundo falso de um caminhão baú abandonado perto da cidade de Córdoba. Os migrantes vinham de 6 países e entre eles haviam 18 menores de idade. As suspeitas são de que os resgatados fossem vítimas do tráfico de migrantes para os Estados Unidos.
Quando foram resgatados, a maioria apresentava sinais de desidratação e três foram levados ao hospital. A polícia colocou os migrantes sob custódia do INM, que ficou a cargo de determinar sua situação legal no México.