Nesta quinta-feira, 2, a Igreja celebra o Dia dos Fiéis Defuntos. Nesta data celebra-se a certeza da ressureição de Cristo e de que, seguindo seu caminho, ressuscitaremos com ele; também, celebra-se a comunhão dos santos e nossa caminhada como Igreja, seja em vida ou com aqueles que já partiram.
Os cristãos rezam pelos falecidos desde o século I, quando costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar por aqueles que morreram sem martírio. No século IV, a Memória dos Mortos nas celebrações das missas e, no século V, a Igreja passou a dedicar um dia por ano para rezar por todos os mortos, em especial aqueles para os quais ninguém rezava.
Desde o século XIII, esse dia anual de oração pelos fiéis falecidos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”, quando celebram-se todos os fiéis que morreram em estado de graça, enquanto no dia seguinte celebram-se todos os fiéis que morreram sem estar em estado de graça total, em especial aqueles ainda em estado de purificação de suas faltas, que precisam de orações.
Oração do dia
Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé em Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
(CNBB)
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação