Foto: Canva
A Vivat Brasil, da qual a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas faz parte, enviou uma carta ao presidente Lula pedindo que a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28) seja mais efetiva no cuidado da Casa Comum. O encontro acontece entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Entre os tópicos abordados na carta, estão a transição energética; justiça climática e compromisso financeiro; e colocar a natureza, as pessoas, as vidas e os meios de subsistência no centro da ação climática. “De acordo com essa visão, nos sentimos compelidos a apontar o perigo das “falsas soluções”, como a captura e armazenamento de carbono (CCS) ou o mercado de créditos de carbono, cuja principal função é desviar a atenção da necessidade de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis”, afirma a organização.
A Vivat Brasil conclui o texto ressaltando os desafios e a necessidade da realização da COP-28 e faz um pedido ao Presidente Lula para que “garanta que o Brasil faça uma contribuição significativa para o sucesso nesse evento mundial.”
Leia a carta na íntegra no link: blog.ssps.org.br/vivat-brasil-carta-ao-presidente
A Vivat Brasil é uma extensão da Vivat Internacional, organização com assento no Conselho Econômico-Social da ONU, que envolve dez congregações religiosas, além de leigos, leigas e grupos parceiros.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação