A Irmã Scalabriniana Neide Lamperti e o Leigo Missionário Scalabriniano Felipe Oneda Polese realizaram na cidade de Anta Gorda/RS uma pesquisa para conhecer a realidade migratória do município. O estudo identificou cerca de 570 migrantes em Anta Gorda, entre nacionais e internacionais.
A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro e foi conduzida por uma equipe que contou com líderes de capelas locais, representantes de empresas e agroindústrias, agentes municipais de saúde, professores, agências bancárias, lojas, hospital e voluntários.
De acordo com os dados da pesquisa, pelo menos 109 migrantes da Argentina, Paraguay e Senegal vivem em Anta Gorda, além de 46 migrantes de outros estados brasileiros, como São Paulo, Maranhão e Santa Catarina. Outros cerca de 445 migrantes de outras cidades do Rio Grande do Sul também vivem no município.
O estudo apontou que a maior parte dos migrantes atua na área da agricultura (145) e industrial (119), sendo que a maioria migrou para Anta Gorda por razões de trabalho. Dez dos entrevistados responderam a perguntas mais aprofundadas sobre a vida no município e as razões de escolher o local para viver.
Irmã Neide e Felipe ressaltam, ainda, o desejo de que os resultados da pesquisa possam ser ponderados pela Administração Pública para melhorar a recepção e o atendimento aos migrantes na cidade.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com informações de ECO Regional