Pesquisar

Visita Canônica da Madre Geral às Irmãs da Província Maria, Mãe dos Migrantes

A Superiora Geral das Scalabrinianas, Ir. Neusa de Fátima Mariano, continua sua Visita Canônica à Província Maria, Mãe dos Migrantes – América do Sul e África, iniciada em 2023, que se estende até junho de 2024.

Nessa etapa da visita, Ir. Neusa visita comunidades do Brasil e Argentina e participa no Seminário de Migrações, em Bogotá/Colômbia. A Visita Canônica tem o objetivo de “animar e encorajar as Irmãs na realização autêntica da consagração religiosa e da ação apostólica”.

A Superiora Geral, na alegria de reencontrar as irmãs e conhecer mais de perto as missões, expressa: “Realizaremos esta trajetória… à luz do tema: ‘Consagradas pra a missão com os migrantes e refugiados’ e com o lema: ‘Caminha humildemente com teu Deus’ (Mq 6,8)”.

Clique aqui e confira o Cronograma completo dessa etapa da visita.

Conclusão da Visita Canônica à PMMM

Ressonâncias da Visita Canônica

16 e 17 de junho – Casa Provincial -Ipiranga, São Paulo/SP

Nos dias 16 e 17 de junho, a Ir. Neusa de Fátima Mariano visitou as Irmãs da Casa Provincial, no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP.

04 a 08 de junho – Comunidade Missionária João Batista Scalabrini – Boa Vista/RR

Entre os dias 04 a 08 de junho, a Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral das Scalabrinianas, esteve em visita à Comunidade Missionária João Batista Scalabrini, de Boa Vista/RR. Durante sua visita ela se encontrou com o Bispo da Diocese de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, membros da Igreja e migrantes.

Na quinta-feira, 06, ela participou de uma entrevista no programa Manhã Viva, com Rejane Silva, da Rádio Monte Roraima, acompanhada da Irmã Terezinha. Ela visitou, ainda a Casa da Caridade Papa Francisco, onde se encontrou com as equipes da Pastoral dos Migrantes.

Durante sua estadia, Irmã Neusa teve a oportunidade de conhecer de perto a situação da migração na fronteira, especialmente em sua visita ao município de Pacaraima. Ela visitou, ainda, diversas comunidades na capital, Boa Vista, e em alguns municípios do interior, assim como Santa Elena de Uairén, cidade venezuelana entre Brasil e Venezuela, conhecendo de perto a realidade local e o trabalho pastoral desenvolvido.

30 de maio a 02 de junho – Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Manaus/AM

Entre os dias 30 de maio a 02 de junho a Ir. Neusa visitou as Irmãs Missionárias Scalabrinianas da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, de Manaus/AM, onde participou da celebração Eucarística, na aérea missionária Santa Mônica, presidida pelo Pe. Leudo Santos, que celebrou os 40 anos de presença das Scalabrinianas na Arquidiocese de Manaus.

As Irmãs Missionárias Scalabrinianas chegaram a Manaus no dia 06 de março de 1984, com a finalidade de trabalhar na missão popular da Arquidiocese de Manaus e, conforme as mudanças nos novos cenários da migração e em resposta aos clamores dos Migrantes, a ação missionária da Congregação foi sendo atualizada e com novas respostas aos desafios decorrentes da migração, assim vivenciando a cada dia o ser migrantes com os migrantes na esperança. Atualmente, a congregação trabalha quase totalmente no atendimento aos migrantes venezuelanos e na coordenação da Pastoral das Migrações na Arquidiocese de Manaus. A celebração recordou as 33 Irmãs Scalabrinianas que passaram por esta missão.

Participaram da celebração a Coordenadora do núcleo das Leigas Missionárias Scalabrinianas, Leigas/os Missionários Scalabrinianos, a Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese, migrantes, colaboradores e amigos, além da comunidade da Paróquia e as Irmãs de diferentes congregações religiosas que estão presentes na Arquidiocese e colaboram na missão com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas

Em comemoração aos 40 anos de presença das Scalabrinianas em Manaus, a Leiga Missionária Scalabriniana Maria do Socorro Nunes escreveu uma poesia.

40 anos de presença marcante das Irmãs de São Carlos Borromeu- Scalabrinianas em Manaus Amazonas!

Por: Maria do Socorro Nunes

Amazonas terra distante!
Porém jamais esquecida
Com louvor à 40 anos
Numa missão a guerrida
Chegam as Scalabrinianas
Em oração destemidas!

Fortes e corajosas
Sem medo de trabalhar!
Trazendo em seu Carisma
Pelo Migrante lutar!
No canto da mãe d’água
Faz no Eldorado chegar,
Depois no Manaquiri
Janauacá contemplar!

O chamado é urgente
É preciso desbravar
Chegaram a periferia
No manoa desciam
Comunidades cresciam
E na vida superar!

A Missão pede coragem
Sol a pino a lidar!
Na culinária diferente
Na canoa a remar!
Desbravam rios, em frente!
Um território abraçar!

Formando comunidades
Renovando e fazendo história
Saúde terra e sustento
Dignidade e memória!

Nas plantas medicinais
A consulta com estrutura,
Soro caseiro e argila
Era a procura segura,
Somente lá nas irmãs
No alarido do povo,
Era possível a cura!

As irmãs vão renovando
Credibilidade ganhando
Chegam a Igreja dos Remédios,
A pastoral inovando
O alento do acolhido
Vem um socorro buscando!

Hoje conquistaram os Migrantes, Apátridas Retirantes,
Expulsos do seu berço
Como um servil errante!
Na proteção de São Carlos, são acolhidos constantes!

Maria Mãe dos Migrantes
Padroeira sensacional!
Madre Assunta, companheira protetora sem igual,
Com nosso Santo amigo João Batista Scalabrini
Nossa meta se define
Gente nova integrar!

Chegaram aos 40 anos,
Presença e renovação
Com louvor e exatidão!
Exemplo de superação
33 mulheres fortes
Já estiveram aqui no norte, mudando a nossa sorte!

E hoje aprendemos a superar
Pois o mundo anda depressa e nós não podemos parar!
Parabéns pelo legado
Nosso muito obrigado
Deus seja louvado!

25 a 28 de maio – Comunidade Peregrina na Esperança – Porto Velho/RO

Entre os dias 25 a 28 de maio a Madre Geral visitou a comunidade Peregrina na Esperança, de Porto Velho/RO. Durante sua visita, se encontrou com o Arcebispo Dom Roque Paloschi no dia 26 de maio sobre a atuação das Scalabrinianas na Arquidiocese de Porto Velho.

Ela esteve presente na missa dominical na Paróquia São Cristóvão, presidida no dia 26/05 pelo Pároco Padre Leandro Machado Silvestre. Na mesma data as irmãs realizaram visita na casa de uma família junto ao Arcebispo dom Roque e o Pe. Leandro.

Ir Neusa além de ser abrilhantada com a visita de Dom Roque, recebeu, também, a visita das jovens da Paróquia. Tanto ela como Dom Roque dirigiram as jovens uma mensagem de despertar vocacional colocando como modelo o sim de Nossa Senhora. Ela também se encontrou com a equipe da Pastoral do Migrante, com a Participação de todas as Irmãs e Leigos Scalabrinianos, no dia 28/05. No mesmo dia, ela visitou os Indígenas Warao, que estavam em aula de reforço.

A Madre Geral visitou também o novo espaço de acolhida aos migrantes Centro Assunta Marchetti, da PMMM, que se localiza na Zona Leste de Porto Velho, e que está em processo de reforma. No dia 27, Ir. Neusa reuniu a comunidade para falar da importância das relações fraternas, focalizando o tema da casa comum e da formação permanente que deve acontecer no cotidiano da nossa vida. A comunidade religiosa precisa ser o verdadeiro sinal de Cristo no mundo. Ela disse também que a Pastoral do Migrante é a expressão do carisma que cuida da pessoa humana em todas as dimensões.

17 a 21 de maio – Comunidade Monsenhor Scalabrini – Buenos Aires/Argentina

Del 16 al 21 de mayo, la Hna. Neusa de Fátima Mariano, Superiora General de las Hermanas Misioneras de San Carlos Borromeo Scalabriniana, realizó la visita canónica a la Comunidad Monseñor Scalabrini de Ramos Mejía, Buenos Aires.

La visita fue precedida por encuentros comunitarios, celebraciones, encuentro con cada hermana y visitas a la misión que realizan las hermanas en Argentina. Entre los encuentros realizados, destacamos el encuentro con los Colaboradores y Laicos del Centro de Atención al Migrante (CAMI); los agentes de la Pastoral del Migrante de la diócesis Gregorio de Laferrere, los referentes de las 5 Oficinas Móviles de Migrantes y las autoridades de la diócesis en la persona del obispo Jorge Carbonel, obispo diocesano y el Vicario diocesano Fabian Hernandez.

La Visita de la Superiora general estuvo marcada bajo el lema “Consagradas para la misión con los migrantes y refugiados – en la casa común todo está interligado” e invitó las hermanas a seguir animadas y motivadas a “caminar humildemente con nuestro Dios” y a seguir siendo testimonio de Cristo Migrante, en medio del pueblo que camina en estas tierras sagradas de la migración.

La visita también fue un momento renovador para la comunidad y misión que las hermanas realizan en Argentina, desafiándonos a avanzar para aguas más profundas y dejándonos inundar por el Espíritu de profecía y esperanza en el mundo de las migraciones.

Agradecemos a la Hna. Neusa, por estos días compartidos de encuentros, escucha y proyección de la Misión Scalabriniana desde nuestra comunidad y misión. En la alegría de Cristo Migrante y la invitación profunda a recrear el carisma scalabriniano como don de y para la Iglesia.

07 a 13 de maio – Comunidade Cristo Rei – Passo Fundo/RS

Entre os dias 07 a 13 de maio, a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade Cristo Rei, de Passo Fundo/RS.

04 a 06 de maio – Comunidade Maria de Nazaré – Passo Fundo/RS

Entre os dias 04 a 06 de maio, Ir. Neusa visitou as Irmãs da Comunidade Maria de Nazaré, de Passo Fundo/RS. Lá, ela se encontrou com o Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber.

01 a 03 de maio – Comunidade São Domingos – São Domingos do Sul/RS

Entre os dias 01 a 03 de maio, a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade São Domingos, de São Domingos do Sul/RS. Durante esses dias, ela se encontrou com o Prefeito e secretários municipais.

27 a 30 de abril – Comunidade São Luís – Casca/RS

Entre os dias 27 a 31 de abril a Ir. Neusa visitou as Irmãs da Comunidade São Luís, de Casca/RS. Durante esses dias, ela se encontrou com os Leigos Missionários Scalabrinianos do núcleo São Rafael, de Casca, em um momento de partilha que enriqueceu a identidade e proximidade com o carisma Scalabriniano.

23 a 26 de abril – Comunidade Scalabrini – Guaporé/RS

Entre os dias 23 a 26 de abril a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade Scalabrini, de Guaporé/RS. Lá, ela também visitou o Colégio ESI Scalabrini, onde se encontrou com alunos e colaboradores.

20 a 22 de abril – Comunidade São José – Roca Sales/RS

Nos dias 20 a 22 de abril a Madre Geral esteve em visita à Comunidade São José, de Roca Sales/RS, onde visitou, também, o Colégio ESI São José.

16 a 19 de abril – Comunidade Santa Terezinha – Anta Gorda/RS

Entre os dias 16 a 19 de abril, a Madre Geral está em visita às Irmãs da Comunidade Santa Terezinha, da Anta Gorda/RS, e, também, o Colégio ESI Santa Teresinha.

13 a 15 de abril – Comunidade Sagrado Coração de Jesus- Nova Bréscia/RS

Entre os dias 13 a 15 de abril Ir. Neusa visitou as Irmãs da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, de Nova Bréscia/RS.

10 a 12 de abril – Comunidade Missionária- Alvorada/RS

Entre os dias 10 a 12 de abril a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade Missionária, de Alvorada/RS. Lá ela se encontrou com o Pe. Libanor Picetti, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Alvorada.

08 e 09 de abril – Comunidade Scalabriniana – Canoas/RS

Nos dias 08 e 09 de abril Ir. Neusa esteve em visita às Irmãs da Comunidade Scalabriniana de Canoas/RS. Lá, ela visitou o Centro Socioeducacional Assunta Marchetti e se encontrou com as pessoas assistidas pelo Centro e colaboradores.

04 a 07 de abril – Comunidade Mãe de Deus- Porto Alegre/RS

Entre os dias 04 e 07 de abril a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade Mãe de Deus, de Porto Alegre/RS.

01 a 03 de abril – Comunidade Menino Deus- Porto Alegre/RS

Entre os dias 01 a 03 de abril, Ir. Neusa esteve em visita às Irmãs da Comunidade Menino Deus, de Porto Alegre/RS. Durante esses dias, ela visitou, também, o Hospital Mãe de Deus.

28 a 31 de março- Comunidade Betânia – Bagé/RS

Entre os dias 28 a 31 de março a Madre Geral visitou a comunidade Betânia, de Bagé, onde foi recepcionada no bispado por Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, bispo diocesano, que realizou uma visita á comunidade. Ela se encontrou, ainda, com Frei Hélio Fernando da Fonseca Arruda (Inacianos de Santo Inácio de Antioquia), Pároco da Paróquia Sagrada Família, de onde pertence a comunidade scalabriniana, e com a Ir. Paola, conselheira geral das salesianas.

16 e 17 de março- Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre/RS

Nos dias 16 e 17 de março Ir. Neusa visitou as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre/RS.

13 a 15 de março- Comunidade Belém – Porto Alegre/RS

Entre os dias 13 a 15 de março a Madre Geral esteve em visita às Irmãs da Comunidade Belém, de Porto Alegre/RS. Na ocasião, ela também visitou o Serviço de Acolhida e Orientação ao Migrante, na Rodoviária de Porto Alegre.

26 a 29 de fevereiro – Comunidade Santa Luzia – Capão da Canoa/RS

Entre os dias 26 a 29 de fevereiro Ir. Neusa visitou a Comunidade Santa Luzia, de Capão da Canoa/RS. Lá, ela se encontrou com a Equipe de chefia do Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa, e com o Pe. Jair Peres de Pinho.

Durante a visita, as Irmãs das comunidades Santa Luzia e N. Sra. dos Navegantes, de Torres, ambas do litoral norte do Rio Grande do Sul, se reuniram com Ir. Neusa em um momento de diálogo e partilha.

23 a 25 de fevereiro – Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes- Torres/RS

Entre os dias 23 a 25 de fevereiro a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, de Torres/RS. Lá, ela se encontrou com o Pe. Almo köher, vigário da paróquia Santa Luzia, e com o Pe. Leonir Alves, pároco da Igreja São Domingos.

19 a 22 de fevereiro – Comunidade Nossa Senhora Medianeira – Bento Gonçalves/RS

Entre os dias 19 a 22 de fevereiro, Ir. Neusa visitou as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora Medianeira, de Bento Gonçalves/RS. Durante a visita, ela se encontrou com o Comitê do Colégio Nossa Senhora Medianeira e os responsáveis de vários setores de serviços do Colégio.

Ainda, se encontrou com o prefeito de Bento Gonçalves, e com o Pároco do Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves, Pe. Volmir Comparin.

13 a 18 de fevereiro – Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio – Caravaggio/RS

Entre os dias 13 a 18 de fevereiro a Madre Geral está em visita às Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, de Caravaggio/RS.

10 a 12 de fevereiro – Comunidade Nossa Senhora de Lourdes – Farroupilha/RS

Entre os dias 10 a 12 de fevereiro Ir. Neusa visitou as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, de Farroupilha/RS.

No dia 10 de fevereiro, ela participou na celebração Eucarística na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O pároco, padre Gilmar, convidou irmã Neusa para se apresentar passar uma mensagem a todos. Foi aplaudida pela comunidade paroquial pela forma como apresentou o carisma scalabriniano.

07 a 09 de fevereiro – Comunidade São Carlos – Caxias do Sul/RS

Entre os dias 07 e 09 de fevereiro Ir. Neusa esteve em visita às Irmãs da Comunidade São Carlos, de Caxias do Sul/RS.

03 a 06 de fevereiro – Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Caxias do Sul/RS

Entre os dias 03 a 06 de fevereiro a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, de Caxias do Sul/RS.

01 e 02 de fevereiro – Comunidade Sagrada Família – Caxias do Sul/RS

Nos dias 01 e 02 de fevereiro a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade Sagrada Família, de Caxias do Sul/RS.

29 a 31 de janeiro – Comunidade Maria de Nazaré – Caxias do Sul/RS

Entre os dias 29 a 31 de janeiro Ir. Neusa se encontrou com as Irmãs da Comunidade Maria de Nazaré, de Caxias do Sul/RS.

25 de janeiro – Inauguração do novo espaço do CAM – Caxias do Sul/RS

No dia 25 de janeiro a Madre Geral participou da inauguração do novo espaço de atendimento do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul/RS, que marcou, também, os 40 anos de dedicação do Centro à causa dos migrantes.

20 e 21 de janeiro – Comunidade do Instituto São Carlos – Caxias do Sul/RS

Nos dias 20 e 21 de janeiro Ir. Neusa esteve em visita às Irmãs da Comunidade do Instituto São Carlos, de Caxias do Sul/RS, Brasil.

20 de janeiro – Abertura da Visita Canônica à Microrregião São Carlos

Aconteceu no dia 20 de janeiro no Centro de Eventos São Carlos, em Caxias do Sul/RS, Brasil, a abertura da visita canônica da Superiora Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano, na microrregião São Carlos.

Para a dinâmica inicial da visita reuniram-se as Comunidades: Imaculada Conceição, Instituto São Carlos, Sagrada Família, São Carlos e Maria de Nazaré.

Ir. Neusa apontou o processo congregacional à luz das orientações do XIV Capítulo Geral e sinalizou conclusões da X Assembleia Geral que norteiam a caminhada congregacional. Em clima fraterno de comunhão com as demais comunidades, a jornada culminou com o almoço de confraternização.

18 a 28 de janeiro- Visita Canônica no Condomínio São Carlos – Caxias do Sul/RS

Em 18 de janeiro Ir. Neusa de Fátima Mariano iniciou a visita canônica nas comunidades do condomínio São Carlos, que culminou no dia 28/01. O condomínio é constituído por três comunidades religiosas: São José, residência de cuidados de longa permanência, na qual vinte e três irmãs constituem a comunidade; Instituto São Carlos, hoje formada por quatro irmãs; e Imaculada Conceição, constituída por quatro irmãs. As irmãs das duas últimas comunidades realizam diferentes serviços de apoio às irmãs, AESC e CAM.

Compartilhou a vida e a missão das irmãs que residem nas três comunidades, dialogando com cada irmã e colaboradores que desenvolvem os diferentes serviços nas três comunidades.

Durante seus dias por lá, celebrou os 80 anos de vida de Ir. Elena Ferrarini, no dia 24/01, e a Páscoa de Ir. Rosalina Seganfredo, na data de 26/01. Participou da abertura dos 40 anos de atividades do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), cuja direção está sob a direção de Ir. Celsa Zucco. No dia 27/01, participou dos festejos do jubileu de 50 anos de consagração de Ir. Nelí Basso, na Celebração Eucarística, juntamente com as três comunidades na residência São José.

As comunidades ficaram agradecidas pela presença fraterna de Ir. Neusa. A congregação está em constante retomada do carisma e missão, que recordam que o Senhor caminha humildemente com cada uma das irmãs scalabrinianas.

Da Equipe de Comunicação, com a colaboração das Irmãs

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
janeiro 2025
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?