Segundo a OIM, 11 migrantes já morreram ou desapareceram na rota das Ilhas Canárias em 2024
De acordo com o Serviço de Salvamento Marítimo da Espanha, 41 migrantes foram resgatados na madrugada desta sexta-feira, 23, próximo às Ilhas Canárias. Desde o início do ano, quase 12 mil migrantes já chegaram ao arquipélago em 176 embarcações.
Segundo o Salvamento Marítimo, uma primeira operação resgatou 21 homens e uma mulher de origem subsaariana, que foram levados para La Restinga, em El Hierro. Uma segunda operação localizou 19 homens, também de origem subsaariana, a 8 milhas de Gran Canária, que foram levados a Arguineguín.
Durante a madrugada de quinta-feira, 22, o Salvamento Marítimo resgatou 82 homens subsaarianos, que foram desembarcados em La Restinga.
De acordo com o Ministério do Interior da Espanha, 11.704 migrantes chegaram às Ilhas Canárias entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro, 630,6% a mais que o registrado no mesmo período de 2023, quando 1.602 migrantes chegaram ao arquipélago.
De acordo com o projeto Missing Migrants da OIM (Organização Internacional para as Migrações), pelo menos 11 migrantes morreram ou desapareceram na rota do Oceano Atlântico até as Ilhas Canárias desde o início de 2024. No ano passado, a Organização registrou um total de 959 mortes ou desaparecimentos na mesma rota.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação