Pesquisar

Scalabrinianas e colaboradoras participam do XI Seminário Estadual de Mobilidade Humana no Rio Grande do Sul

Irmãs e colaboradoras do Serviço de Acolhida e Orientação ao Migrante – Rodoviária de Porto Alegre, do Centro Socioeducaional Assunta Marchetti- Canoas e a Coordenação dos Projetos Sociais, participaram do XI Seminário Estadual de Mobilidade Humana, promovido com sucesso pelo Fórum Permanente de Mobilidade Humana, (coletivo de organizações da Sociedade Civil), realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2023.

O evento teve lugar no Auditório Central da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abordando como tema central a educação e a inclusão do migrante e refugiado no ensino fundamental, médio e superior.

As mesas de discussão contaram com a participação de representantes do poder público, especialistas na temática e membros da comunidade migrante. O Seminário proporcionou um diálogo diversificado, promovendo uma perspectiva inclusiva e lançando luz sobre uma lacuna significativa, o acesso à educação e a efetivação desse direito para a população migrante.

Foram destacados a importância de mecanismos que facilitem o ingresso e a permanência nas escolas, bem como a promoção de práticas integrativas e inclusivas. De modo que a escola se torne um espaço que respeite e possibilite a diversidade intercultural, o convívio de crianças e jovens de diversas nacionalidades, viabilizando o intercâmbio de saberes, trocas entre culturas e valorizando a diversidade étnico-racial. Para seguimento no debate, foi pautada a necessidade do português ser considerado não apenas como língua de ensino, mas também como língua de acolhimento. Além disso, enfatizou-se a importância de equipamentos e mecanismos que efetivem o trabalho de professores e educadores com esse segmento populacional.

Com o objetivo de avançar nessa pauta a nível estadual, o Seminário foi concluído com uma Audiência Pública. Espaço que permitiu debates profundos e a formulação de 10 propostas concretas em prol da educação e inclusão do migrante e refugiado no estado do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa representa um passo fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, em que haja equidade de acesso à educação.

Por Maria Luíza Mendo, Assistente Social do Serviço de Acolhida e Orientação ao Migrante da Rodoviária de Porto Alegre RS.

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]