Entre os dias 8 a 15 de abril, Ir. Analita Candaten, conselheira provincial e responsável pela região África, está visitando as comunidades de Maputo e Ressano Garcia (Moçambique) e Johannesburg (África do Sul).
Em Moçambique, visitou o projeto do Centro Scalabrini onde as Irmãs atuam. Fez-se presente no projeto dos meninos migrantes e ambulantes, situado na fronteira com África do Sul e, conheceu, também, os projetos desenvolvidos pela CEMIRDE (Comissão Episcopal para Migrantes e Refugiados).
Em Johannesburg, visitou o Bienvenu Shelter, casa de acolhida para mulheres e suas crianças. A creche e o encontro com as mulheres foram o ponto alto da visita. As crianças apresentaram aspectos da vida de Scalabrini, como apóstolo do catecismo e dos pobres, emocionando as Irmãs. Conversou e interagiu com as crianças e com as professoras, conheceu o berçário dos bebês e, como é o costume da visita das Irmãs neste espaço, distribuiu chocolates para todas as crianças.
O Centro de Treinamento Madre Assunta também recebeu a visita de Ir. Analita. Ali encontrou os professores, alunos e os projetos que realizam. Ir. Analita finalizou sua visita ao Bienvenu Shelter, destacando o que São Scalabrini dizia, no sentido de somos a extensão da encarnação de Cristo, que se prolonga em nós. Emprestamos nossa pessoa a Cristo, por que nela e por meio dela, Ele possa continuar a pensar, falar, operar, ser mediador e glorificar a Deus. Os colaboradores sentiram-se motivados para trabalhar no Shelter e privilegiados em fazer parte da missão Scalabriniana, juntamente com os migrantes e refugiados mais vulneráveis, especialmente as mulheres e crianças. O sentimento dos colaboradores, em partilha com Ir. Analita, é de que “Deus nos quer e esta obra é d’Ele”.
Reencontrar este espaço de acolhida, foi para a Irmã Analita, um momento lindo e emocionante, onde reviveu momentos gratificantes e de forte compromisso missionário das Irmãs que ali trabalham e dos colaboradores da obra. Percebeu muitos avanços em todos os projetos, desde a última visita que fez neste país.
Nestes dias, Ir. Analita visitou, também, a paróquia São João Batista Scalabrini. Esta é uma nova paróquia, na arquidiocese de Johannesburg, dedicada à São Scalabrini, Pai dos Migrantes. Nesta oportunidade, deixou a relíquia de São Scalabrini ao pároco e sua comunidade.
Nos próximos dias haverão encontros com as pessoas responsáveis pela Pastoral dos Migrantes e Refugiados na Conferência Episcopal e Arquidiocese de Johannesburg.
Da Equipe de Comunicação, com a colaboração da Ir. Marivane Chiesa