As Irmãs Scalabrinianas iniciaram em Taboão da Serra/SP o IV Curso Congregacional de Formação Permanente, que acontecerá de 10 a 30 de setembro. Provenientes de diferentes países da África, da América Latina e da Europa, o grupo de 22 Irmãs realizará a formação na casa de espiritualidade das Irmãs do Sacro Costato.
A formação permanente é o constante caminhar humilde com Deus, deixando-nos formar diariamente por sua paternidade, a fim de que cresça sempre mais em nós os sentimentos do Filho. Neste sentido, o ritmo cotidiano é certamente o lugar privilegiado para nos deixar formar pela vida por toda a vida.
Esse pretende ser um tempo de graça para visitar nossa herança missionária, voltando às fontes de nossa história e de nosso patrimônio espiritual e carismático, percorrendo os caminhos que nosso Fundador, Santo Scalabrini, e de nossos Co-fundadores, Bem Aventurada Assunta Marchetti e Servo de Deus P. José Marchetti, na cidade de São Paulo e junto aos migrantes mais vulneráveis dos últimos dois séculos.
Viver a itinerância como parte de nossa identidade e a peregrinação expressão de nossa fé é uma oportunidade de renovar nosso amor pela congregação, afim de retornar às nossas missões com animo revigorado. Confiantes em Deus, iniciamos esse percurso na fé, certas de que à nossa frente marcha o Deus peregrino, migrante com o migrante.
II Comunicação às comunidades
O curso de formação continua com o objetivo de ser um momento de graça e uma oportunidade privilegiada para conhecer, ouvir, compartilhar e renovar nossa identidade carismática e missionária como Irmãs Missionárias Scalabrinianas.
Este caminho formativo busca revitalizar a vida consagrada na missão com migrantes e refugiados, empenhando-se em abrir as mentes para os novos chamados do Senhor, fortalecer a identidade e colocar no centro da vida de cada Irmã o seguimento de Cristo. Através de um constante confronto com a Palavra de Deus, as Irmãs buscam se renovar continuamente e viver a alegria de seguir Jesus Cristo.
O curso oferece o tempo, o ambiente e os conteúdos necessários para que as irmãs possam realizar uma profunda imersão no seguimento de Jesus, desenvolvendo a capacidade de reconhecer os sinais de Deus na vida cotidiana e de fortalecer o sentido profundo de vocação e missão.
Nestes dias, as participantes estudaram e aprofundaram temas importantes como: a cultura da Formação Permanente, o cenário atual das migrações, a figura de São Scalabrini, a vida consagrada à luz do Sínodo e da ecologia, a cultura vocacional scalabriniana, a figura de São Carlos Borromeu e o perfil espiritual da Beata Assunta Marchetti e do Padre Giuseppe Marchetti.
I Comunicação às comunidades
Em sua mensagem dirigida às participantes do Curso Congregacional de Formação Permanente, Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral, escreveu: “Desejo que, durante estes dias de formação, possam sentir de forma intensa e ativa a presença misericordiosa de Deus, de quem procede “todo o dom perfeito” (Tg 1,17).”
Ela destacou seu desejo de que as Irmãs participantes “sintam-se fortalecidas pela intensa comunhão de todos nós do governo geral e da comunidade, que acompanharemos com grande interesse esta realização congregacional e, ao mesmo tempo, nos unimos em oração à intenção particular de cada uma de vocês, para que estejam abertas e dóceis aos chamados do Senhor, de modo que Ele possa verdadeiramente operar maravilhas na vida de cada uma de vocês.”
Ir. Elizangela Chaves Dias, coordenadora geral da formação e do curso, afirmou que a formação permanente é o caminho constante e humilde com Deus, que permite a cada Irmã ser formada a cada dia por sua paternidade, para que os sentimentos do Filho cresçam cada vez mais.
Para Ir. Analita Candaten, Conselheira e Coordenadora Provincial da Formação para a PMMM e colaboradora do curso, “a formação permanente é um processo global e contínuo e é um compromisso pessoal e comunitário para consolidar a configuração com Jesus Cristo e a identidade scalabriniana” (NC 107-108).
Por Ir. Elizangela Chaves, com a Equipe de Comunicação