Pesquisar

Viver é celebrar uma história de cumplicidade

No sábado, 14, as irmãs da Comunidade N. Sra. de Fátima, de Caxias do Sul/RS celebraram o aniversário natalício de 90 anos e 67 anos de consagração religiosa das Irmãs Danila Ferronato e Graciema Bordignon com a celebração Eucarística presidida pelo frei Isaías Bordignon, ofmcap mano de Ir. Graciema. Participaram as Irmãs da comunidade, colaboradores e familiares irmanados na festa da vida e da vocação religiosa.

Ir. Danila Ferrronato nasceu em 01 de setembro no município de Encantado/RS. Dedicou sua vida a serviço da Pastoral Catequética, educação em obras da congregação. Na área da formação desempenhou sua missão como mestra de noviças, responsável das irmãs junioristas, aspirantados e animação vocacional. Atuou em atividades da pastoral paroquial, dioceses e estabelecimentos públicos estaduais e municipais. Foi superiora provincial da ex-província Maria Mãe dos Migrantes, cuja sede era Várzea Grande/MT. Ir. Danila é a 12ª filha, das quais Ir. Cleufe pertenceu à Congregação Scalabriniana e Ir. Elena à Congregação de N. Sra. do Horto.

Ir. Graciema Bordignon nasceu em 24 de setembro em Nova Araçá/RS. Dedicou sua vida na área da educação nas escolas da congregação. Atuou como administradora da Creche Bernardina Silveira Arnoni por um período de 21 anos em Santa Vitória do Palmar/RS. Após o encerramento das atividades na creche, permaneceu em Santa Vitória até dezembro de 2023 empenhada em atividades do Colégio São Carlos, na Pastoral da Educação, audiovisual, portaria e biblioteca. A partir da data, a presença das irmãs como comunidade foi supressa, no entanto a escola permanece como obra da congregação com a administração de colaboradores leigos. Ir. Graciema é a 12ª filha, mana de dois sacerdotes: Pe. Elias, Scalabriniano, falecido e Frei Isaías, quem se fez presente na celebração dos 90 anos; Ir. Elena da congregação das irmãs de São José de Chambéry; Catarina, Pierina, Genoeffa, Rosa e Lilia da congregação scalabrinana. Conta com dois sobrinhos capuchinhos, uma sobrinha da congregação das Apóstolas do Sagrado Coração e quatro Scalabrinianas.

As aniversariantes manifestaram sua gratidão pela celebração das nove décadas de vida com palavras de alegria e misto de emoção. As irmãs Danila e Graciema pertencem ao mesmo grupo formativo, celebrando 67 anos de vida consagrada.

Ir. Marilúcia Bresolin, superiora da Comunidade expressou a dedicação de cada uma das irmãs na preciosidade espiritual que presenteiam, parafraseando as palavras de São João Batista Scalabrini: “quem atua com fé, não só ama a Deus, mas sente-se impulsionado a fazer com que o outros amem, porque o amor nunca se adapta à indiferença”. Destacou o bem realizado com profundo sentido de fé e dinamismo que hoje recolhem com serenidade.

Da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados