Pesquisar

Beato José Allamano será canonizado após milagre na diocese de Roraima

O Beato José Allamano, fundador dos Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata, será beatificado no próximo sábado, 20 de outubro, Dia Mundial das Missões. O milagre que permite sua canonização aconteceu na diocese de Roraima, no Brasil, em 7 de fevereiro de 1996. Além do Beato Allamano, a Igreja Católica ganhará outros 10 santos no mesmo dia.

Após o anúncio da data da cerimônia, em 1º de julho de 2024, o bispo de Roraima, dom Evaristo Spengler, divulgou uma nota, na qual manifesta sua alegria diante do “feliz anúncio da canonização do Bem-Aventurado José Allamano”. Esse fato, para o bispo, “é o Deus misericordioso, mais uma vez agindo em nossa história. Deus não cansa de nos surpreender com seu amor e sua bondade”.

Milagre na diocese de Roraima
O milagre atribuído à intercessão do Beato Allamano ocorreu na floresta amazônica brasileira, na diocese de Roraima, onde Sorino, um homem da etnia Yanomami, foi atacado por uma onça que feriu gravemente a sua cabeça, abrindo-lhe a caixa craniana, no dia 7 de fevereiro de 1996, o primeiro dia da novena ao Beato José Allamano.

Tendo sido transportado para o Hospital de Boa Vista, foi socorrido pelas Missionárias da Consolata, que nunca deixaram de pedir sua recuperação por intercessão do Fundador, Sorino recuperou milagrosamente a saúde em poucos meses. O processo diocesano para analisar o suposto milagre foi realizado em março de 2021, enquanto o processo do Dicastério para as Causas dos Santos foi concluído em 23 de maio de 2024, com a aprovação do decreto que reconheceu o milagre.

Para dom Evaristo, “a cura milagrosa do indígena, no momento em que a cura tradicional e a ciência médica só poderiam aguardar sua morte, foi fruto da fervorosa oração das Missionárias da Consolata, pedindo socorro ao seu fundador, beato José Allamano, no primeiro dia da novena a ele dedicada”.

Beato José Allamano
O Beato José Allamano nasceu em 21 de janeiro de 1851, em Castelnuovo d’Asti, Itália. Foi educado nos primeiros anos pela mãe, Maria Ana Cafasso, irmã de São José Cafasso. Entrou muito cedo no oratório de Turim, mas optou pouco tempo depois pelo seminário diocesano.

Foi ordenado sacerdote em 1873 e logo em seguida, nomeado diretor espiritual do seminário maior. Durante esses anos obteve o doutorado e a agregação à Faculdade de Teologia de Turim.

Em 1880 foi nomeado reitor do santuário de Nossa Senhora Consolata em Turim, onde serviu à Igreja durante 46 anos, compreendendo claramente que todo o sacerdote é missionário. Constatando a abundância de padres nas dioceses do Piemonte, fundou o Instituto Missionário da Consolata em 29 de janeiro de 1901, para as missões na África. Em 1910 fundou o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata.

O Beato José Allamano faleceu em 16 de fevereiro de 1926 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 7 de outubro de 1990.

Da Equipe de Comunicação, com informações da CNBB, Consolata América e Vatican News

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados