No dia 22 de dezembro será celebrada a Consagração Religiosa das Irmãs Goreth Batista Ferreira e Vitorinha Bernardino Alburquerque, na paróquia Bom Jesus dos Aflitos, em Fortaleza/CE. A Consagração será presidida pelo Padre Sydney Macedo de Gonçalves, Superior Provincial dos padres Salvatorianos, com a participação das Irmãs Scalabrinianas, familiares, amigos e comunidade paroquial.
Em preparação à Consagração Religiosa, está sendo realizado um Tríduo Vocacional, além de visitas às famílias e encontros com as juventudes.
21 de dezembro – Terceiro dia do Tríduo
O terceiro dia do tríduo em preparação à consagração religiosa das Irmãs Vitorinha e Goreth, aconteceu na residência das Scalabriniana, tendo como tema: “Coloquemo-no nas mãos de Deus e façamos a sua vontade” (Madre Assunta Marchetti). Aconteceu o encontro com as 3 comunidades envolvidas no tríduo e com os jovens da PASCOM da paróquia e em um momento significativo de reflexão e entrega de materiais vocacionais, gravação de testemunhos vocacionais e muita música!
O tríduo culminou com uma significativa confraternização onde a comunidade conheceu a residência e as Irmãs Scalabrinianas que estavam chegando, oriundas de vários estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais e Brasília.
O tríduo foi marcado pelo convite vocacional aos jovens para conhecerem a missão e a vida das Scalabriniana, colocando-se a serviço da missão que Deus os chama, solidarizando-se, especialmente, com os migrantes e refugiados.
Relembrando do tema vocacional deste ano “Igreja: uma Sinfonia Vocacional”, as 3 noites de oração foram uma oportunidade de fortalecer as vocações como uma melodia única, confirmando que a vocação de cada um de nós não é apenas uma nota musical ou um tom isolado, mas sim, parte de uma grande sinfonia, uma só canção, um só coração, um só corpo em Cristo.
Acompanhe alguns dos momentos do terceiro dia do tríduo.
Créditos: @PASCOM PBJA – Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Fortaleza/CE
20 de dezembro – Segundo dia do Tríduo
O segundo dia do tríduo aconteceu na Comunidade Santa Cruz do Itapery com o tema: “Padre José Marchetti e seu ardor missionário: ‘Sua obra permanece e sua figura ainda resplandece’ ”. O tema foi dinamizado pelas Irmãs Scalabrinianas, trazendo presente a vida de Pe. Marchetti como jovem, sacerdote e missionário.
Iluminadas pelo testemunho de Pe. Marchetti, as Irmãs Vitorinha e Goreth partilharam sua história vocacional. O convite vocacional das Irmã aos jovens da comunidade foi um apelo para conhecerem a vida e missão scalabriniana, bem como, para terem coragem e ousadia na resposta à vocação que Deus, ainda hoje, continua a fazer a todos os jovens.
Os jovens tem uma importante missão na Igreja e no mundo. O Papa Francisco ressalta aos jovens para que eles não mantenham a vida num “cofre pensando que é melhor poupar-se e que o momento de agarrar ainda não chegou. Se vivermos com a mentalidade do turista, não agarramos o momento presente e corremos o risco de deixar de lado partes inteiras de vida…. Como é bom deixar um bom rastro no caminho cuidando da comunidade, dos companheiros de escola, dos colegas de trabalho, da criação. É bom que nos perguntemos: que marca estou deixando agora aqui onde moro, no lugar onde a providência me colocou?”.
Com este apelo vocacional, as Scalabriniana convidaram a comunidade a participar da Celebração da Consagração Religiosa das Irmãs, nesta omunidade, no próximo domingo, 22 de dezembro.
Acompanhe alguns momentos desta celebração.
19 de dezembro – Primeiro dia do Tríduo
Aconteceu na quinta-feira, 19, o primeiro dia do tríduo em preparação à Consagração Religiosa das Irmãs Goreth e Vitorinha. O tríduo aconteceu na capela Santo Expedito, com o tema “São Scalabrini, o homem da itinerância”. Estiveram presentes 10 Irmãs Scalabrinianas, que orientaram e conduziram a reflexão do tema e a dinamização do tríduo.
As Irmãs Vitorinha e Goreth partilharam suas histórias vocacionais, destacando alguns elementos importantes para uma resposta ao chamado de Deus, nos dias de hoje, como: a comunidade eclesial é um espaço de discernimento e fortalecimento da fé e da vocação; os planos de Deus podem vir na contramão aos planos pessoais quando falamos do tema vocacional; importância de estar atentas aos sinais diários que Deus nos dá; a missão é um espaço visível de concretizar a resposta ao chamado de Deus.
Venha ser Scalabriniana por um mundo sem fronteiras!
18 de dezembro – Abertura do Tríduo
Na quarta-feira, 18, aconteceu a Abertura do Tríduo em preparação à Consagração Religiosa das Irmãs Goreth e Vitorinha, na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Parangaba, Fortaleza/CE.
Do Serviço de Comunicação