Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, na Casa da Caridade Papa Francisco, em Boa Vista, foi realizado primeiro encontro de 2025 da Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima. O evento reuniu colaboradores e agentes pastorais para abrir as atividades do ano e promover uma formação especial, marcando um início emotivo após o período de férias.
Abertura oficial e o papel da Pastoral
A coordenadora da Pastoral dos Migrantes, Ir. Terezinha Santin, scalabriniana, explicou o objetivo do encontro, destacando a relevância das atividades planejadas para o ano: “Sim, nós estamos fazendo a abertura das atividades da Pastoral dos Migrantes diocesana hoje, com o encaminhamento das atividades que acontecerão ao longo do ano. Nosso programa inclui formações mensais com todos os agentes da pastoral. Nós chamamos essas pessoas de agentes pastorais porque são voluntários, pessoas não contratadas, que se colocam à disposição para contribuir com o atendimento, encaminhamento e orientação de cada imigrante que necessita de apoio e chega a esta casa, ou que encontramos nas comunidades.”
Ir. Terezinha ressaltou que a Pastoral não atende somente as demandas diretas de imigrantes na Casa da Caridade, mas também realiza encaminhamentos para outras instituições parceiras, entre elas: Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), Cáritas Brasileira, que opera com um projeto europeu para atender populações específicas, e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), que oferece orientação para imigrantes interessados em programas educacionais, como cursos de pós-graduação.
Por Libia López, Assessoria do SPM Roraima, com a Equipe de Comunicação
Fotos: Equipes locais do SPM