O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) divulgou o material para a 40ª Semana do Migrante, que será celebrada de 15 a 22 de junho em todo o Brasil com o tema “Migração e Esperança” e lema “Sempre no caminho com os migrantes”. Em 2025, a celebração é marcada pela comemoração dos 40 anos do SPM.
O SPM destaca que o lema da Semana do Migrante é a principal bandeira da ação do SPM e “possibilita a efetivação do método da ação pastoral, o estar com os migrantes à luz de uma Igreja em saída, como sonha o Papa Francisco.”
Neste ano, a celebração da Semana do Migrante se torna ainda mais especial com a comemoração dos 40 anos de existência do SPM, que desde 1985 marca presença junto aos migrantes e refugiados. “São 40 anos de valorização dos migrantes enquanto sujeitos, protagonistas das próprias ações, portadores de direitos, responsáveis por sua própria libertação”, destaca o Serviço.
Acesse o material da 40ª Semana do Migrante no link: https://spmnacional.org.br/material-2025/
Dia do Migrante
O Papa Paulo VI determinou, em 1969, a celebração do Dia do Migrante pela Igreja Católica, com orientação para que cada conferência episcopal de cada país escolhesse sua data a ser celebrada.
No Brasil, em abril de 1979, por determinação da 17ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Dia do Migrante passou a ser celebrado no 25 de junho, se cair no domingo, ou, caso contrário, no domingo imediatamente anterior. No ano seguinte, em 1980, os bispos escolhem para lema da Campanha da Fraternidade, a frase “Para onde Vais” para dinamizar a ação pastoral da Igreja Católica do Brasil junto aos migrantes.
No ano de 1981, o Dia do Migrante foi celebrado no Brasil no dia 21 de junho, com o lema “Por que somos obrigados a sair da nossa terra?”. A primeira “Semana do Migrante” ocorreu 5 anos depois, de 23 a 29 de junho de 1986, tendo como lema ““Tomareis posse da terra e nela habitareis” (Num.33,53a).
Em 2024, a 39ª Semana do Migrante teve como tema “Migração e Casa Comum” e lema: “Amplia o espaço da tua Tenda” (Is 54,2) e foi celebrada de 16 a 23 de junho.
Do Serviço de Comunicação