Foi inaugurado na sexta-feira, 11, em Porto Velho/RO, o Centro Assunta Marchetti, um espaço criado para oferecer acolhida, apoio e proteção a migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade. A Missa de Inauguração foi presidida por Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho.
O Centro Assunta Marchetti é fruto da iniciativa da Congregação das Irmãs Scalabrinianas, em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes, e sua inauguração faz parte das comemorações dos 100 anos da Arquidiocese de Porto Velho.
As Scalabrinianas chegaram a Porto Velho em 1983, para atendimento dos migrantes internos, fazendo o acompanhamento dos bairros que surgiam na cidade e auxiliando na formação das comunidades.
Percebendo a necessidade de acolhida aos migrantes de outros países que chegam a Porto Velho, as Scalabrinianas realizaram a reforma da casa que, anteriormente, abrigou o projeto da Congregação para cuidado das crianças com desnutrição, que foi interrompido após o falecimento da Irmã Lorena, responsável pelo projeto.
A reforma foi iniciada em maio de 2024, após o Centro Assunta Marchetti atuar de forma improvisada durante cerca de 1 ano, período no qual cerca de 400 migrantes foram atendidos pela instituição. Com a reforma, o Centro terá capacidade de atender 40 pessoas por vez, com foco nos migrantes em trânsito, que geralmente ficam pelas ruas e na rodoviária de Porto Velho.
Para conhecer mais sobre a Missão das Scalabrinianas em Porto Velho, leia a entrevista do Serviço de Comunicação com a Ir. Osani Benedita da Silva.











































Saiba mais sobre o Centro Assunta Marchetti
Do Serviço de Comunicação