Pesquisar

Caritas do Japão visita o Departamento de Migrantes, Refugiados e Tráfico Humano da SACBC

Entre os dias 17 e 22 de agosto, o Pe. Takashi Seto, Diretor da Caritas do Japão, e o Sr. Ken Yamada, Program Officer, realizaram uma visita ao Departamento de Migrantes, Refugiados e Tráfico Humano da Conferência Episcopal da África Austral (SACBC).

O objetivo da delegação japonesa foi acompanhar e monitorar um programa de trabalho sobre migração, apatridia e indocumentados, desenvolvido pelo Departamento ao longo de um ano. Trata-se de uma iniciativa de grande relevância, que busca fortalecer a formação e o acompanhamento pastoral de migrantes e refugiados na África do Sul, ajudando-os a conhecer seus direitos e a encontrar espaços de acolhimento e integração.

Durante os dias de visita, a delegação esteve na sede da SACBC, em Pretória, onde se reuniu com a equipe diretiva e com a coordenação do Departamento, liderada pela Ir. Neide Lamperti. Além disso, os representantes da Caritas do Japão puderam conhecer de perto alguns locais onde o projeto está sendo implementado, como na Arquidiocese de Joanesburgo, na Diocese de Aliwal North e em Pretória.

Na Arquidiocese de Joanesburgo, a Ir. Marizete Garbin apresentou os programas desenvolvidos em favor dos migrantes e refugiados, destacando as iniciativas em curso. A delegação também teve a oportunidade de conhecer de perto alguns dos beneficiários do projeto e ouvir seus testemunhos.

Aproveitando o tempo nesta cidade, os visitantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o Bienvenu Shelter e o Mother Assunta Training Center, apresentados pela Ir. Marivane Chiesa e a Sr. Adilia de Souza. Ficaram encantados com estas instituições que realizam um trabalho muito concreto de acolhida, capacitação e integração social junto a migrantes e refugiados, em sua maioria mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade, indocumentadas e algumas vítimas do tráfico humano.

A visita foi avaliada como muito positiva, tanto pela equipe local quanto pelos representantes da Caritas do Japão. Abriu-se, assim, a perspectiva de novos apoios e futuras colaborações para fortalecer ainda mais a missão junto às populações migrantes e refugiadas da região.

Por Ir. Neide Lamperti, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
agosto 2025
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados