Pesquisar

Hospital Mãe de Deus reabre Emergência Geral e outros serviços

O Hospital Mãe de Deus, localizado no Menino Deus, um dos bairros de Porto Alegre inundados após a enchente que atingiu a cidade em maio, anuncia a retomada do atendimento de sua Emergência Geral na segunda-feira, 24. Bloco cirúrgico e parte dos leitos de unidades de internação, do CTI e da Hemodinâmica também ficam disponíveis aos pacientes.

A previsão é de que o atendimento de todos os leitos dessas unidades seja retomado em julho. Com um papel essencial no sistema de saúde privada da Capital, da Região Metropolitana e do Interior, o Mãe de Deus costuma atender 1.500 pessoas por dia. A retomada ajuda a desafogar outras emergências da Capital.

O processo de limpeza, desinfecção e restauração para a retomada na sede da José de Alencar se baseou em modelo de boas práticas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, da sigla em inglês), dos Estados Unidos, estabelecido para situações de enchentes como as ocorridas após a passagem do furacão Katrina nos EUA. Além de seguir protocolos da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os 10 melhores hospitais do país, segundo ranking da Revista Newsweek, o Mãe de Deus é referência em qualidade e segurança do paciente, tendo passado quatro vezes pelo processo de acreditação da Joint Commission International (JCI), a líder global em acreditações em saúde.

A Emergência estava fechada desde 2 de maio, quando um comitê de crise se formou e passou a avaliar constantemente a situação em razão da subida das águas e dificuldade de acesso à instituição.

Para que seus pacientes não ficassem desassistidos, o Hospital Mãe de Deus reestruturou emergencialmente alguns atendimentos em outras unidades, como a da Carlos Gomes (Rua Soledade, 569) e de Radioterapia (Rua Orfanotrófio, 299).

Timeline dos serviços retomados no Hospital Mãe de Deus da Rua José de Alencar
Reabertura do Centro de Diagnóstico e Imagem:
exames de tomografia, ressonância magnética e análises clínicas em 1º de junho. Em 10 de junho, foram retomados PET-CT, ecografias, mamografia, medicina nuclear, densitometria óssea e raio-X.

Serviço de Endoscopia: retomada do agendamento em 5 de junho. Em 21 de junho, as avaliações voltaram a ser realizadas.

Centro Integrado de Oncologia: Oncologia Ambulatorial voltou com consultas e tratamentos na Rua Costa, 30, em 17 de junho.

Pronto-atendimento de otorrino: voltou em 19 de junho, com atendimento de domingo a domingo, das 8h às 18h

Atendimento de Emergência Geral, bloco cirúrgico e parte dos leitos de unidades de internação, do CTI, da Hemodinâmica e da Emergência: retorno na segunda-feira, 24 de junho.

Por Silvana Porto Schmidt, Gerente de comunicação da AESC

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
julho 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]