Na quarta-feira, 1º de outubro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul prestou homenagem pelos 130 anos da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. A cerimônia aconteceu no Salão Júlio de Castilhos, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre/RS e contou com a presença de Irmãs Scalabrinianas, parceiros, familiares e amigos.
A cerimônia contou com falas do deputado Joel Wilhelm, proponente da homenagem, e das Irmãs Marileda Baggio, Diretora-Presidenta da AESC, e Analita Candaten, Conselheira Provincial da Província Maria, Mãe dos Migrantes.
O deputado Joel Wilhelm destacou a atuação das Scalabrinianas no Rio Grande do Sul, através dos hospitais, escolas e obras sociopastorais presentes em diversas cidades gaúchas. “Que a sua missão continue sendo luz e esperança para os migrantes, refugiados e todos aqueles que buscam acolhida em terras gaúchas e brasileiras”, disse.
“Essa homenagem não se destina apenas à Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas, mas também a todos os profissionais que trabalham conosco, colaboradores, famílias, benfeitores, entidades públicas e privadas, Irmãs de ontem e de hoje, que ao longo destas décadas fizeram e continuam fazendo da saúde, da educação e do atendimento aos migrantes e refugiados uma expressão de fé, carinho e serviço ao próximo”, destacou a Ir. Marileda Baggio em sua fala.
A Ir. Analita Candaten recordou a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e sua importância para a formação do estado, destacando, ainda, a atuação das Scalabrinianas junto a essa população e as obras realizadas pela Congregação no RS. “Essa trajetória foi marcada por sacrifícios, dedicação e muita coragem. Centenas de Irmãs que nos precederam construíram esta história. Somos gratas a Deus que nos deu forças, resiliência e iluminou os caminhos e decisões e, ainda hoje, continuamos mantendo vivo o carisma scalabriniano na Igreja e na sociedade”, afirmou.
As Scalabrinianas celebram os 130 anos de fundação da Congregação no dia 25 de outubro, data em que, em 1895, São João Batista Scalabrini acolheu os votos das quatro primeiras Irmãs: Assunta Marchetti, Carolina Marchetti, Maria Franceschini e Ângela Larini. A congregação chegou ao Rio Grande do Sul em 1915, com a abertura de uma escola em Bento Gonçalves, se expandindo posteriormente a outras áreas do estado.
Assista à homenagem





















Do Serviço de Comunicação