A 2ª Assembleia Geral da Rede Talitha Kum África foi realizada entre os dias 16 e 22 de novembro, no Centro de Retiros Kasisi, em Lusaka, Zâmbia. O encontro reuniu 55 religiosas, sacerdotes e jovens embaixadores provenientes de 26 países do continente africano, fortalecendo a cooperação e o compromisso conjunto no combate ao tráfico humano.
A África do Sul esteve representada pela Ir. Neide Lamperti, Missionária Scalabriniana, e pela Ir. Jane Frances. Sr Abby Avelino, Coordenadora Internacional da Rede Talitha Kum com sede na Itália também esteve presente, juntamente com membros da União Geral dos Superiores Maiores – UISG, Hilton Fund For Sisters, Arise The Frontline Abolition, entre outros.
O objectivo da assembleia foi de ajudar a promover redes dinâmicas e partilhar boas práticas que contribuam para um progresso sustentável na prevenção e no enfrentamento do tráfico de pessoas. Além disso, também buscou elaborar recomendações sobre ações que apoiem os mais vulneráveis ao tráfico de pessoas, especialmente as vítimas (sobreviventes), em consonância com a Assembleia Geral de Talitha Kum 2024, bem como a revisão e renovação dos Hubs (núcleos geográficos de coordenação) e das Equipes.
Durante o evento, a programação incluiu orações, oficinas, conferências, apresentação dos relatórios das redes nacionais, partilha das perspectivas, troca de experiencias e espaços de convivência fraterna.
As conferências abordaram os temas: “Construção de equipes, colaboração e trabalho em Rede”, com uma conferência da Sra. Susan Mwape, diretora da Common Cause Zambia – CCZ, que abordou colaboração, networking e práticas sinodais. “Advocacy e proteção das pessoas mais vulneráveis ao tráfico de pessoas”, que teve como convidada a Sra. Mwangala, que trouxe contribuições do Ministério do Desenvolvimento Comunitário da Zambia. Houve o testemunho de uma sobrevivente traficada na Tailândia, trabalhos em grupo e a apresentação das equipes de Formação, Prevenção, Comunicação, Youth Ambassadors e Advocacy.
Durante a assembleia os participantes concentraram-se na revisão e renovação dos Hubs e equipes, bem como na elaboração do Plano Estratégico de Ação da Rede Talitha Kum África. O dia terminou com a noite intercultural, um momento de celebração da diversidade do continente.
A representante da Conrad N. Hilton Fund For Sisters, na África, partilhou informações importantes sobre os apoios que a organização pode dar às religiosas na prevenção ao tráfico humano. As delegações trabalharam na gravação de vídeo oficial para o Dia de Santa Josephina Bakita, celebrado em 8 de Fevereiro.
A Assembleia reforçou o compromisso das redes africanas em atuar de forma integrada, sinodal e estratégica, especialmente na prevenção, acompanhamento das vítimas e advocacy.
No último dia, após a missa de encerramento, os participantes realizaram visitas ao Departamento de Combate ao Tráfico do Ministério do Interior, o Ministério dos Assuntos Internos e o Ministério da Segurança Interna da Zâmbia.
Na noite do dia 21 ocorreu a Cerimônia de Premiação SATA, no Pamodzi Hotel, em Lusaka, reconhecendo iniciativas de destaque no combate ao tráfico humano. A premiação Sisters’ Anti Trafficking Awards (SATA) da rede Talitha Kum é promovida pelas organizações Hilton Fund for Sisters e Arise The Frontline Abolition. Significa um reconhecimento internacional à dedicação extraordinária de religiosas católicas que, em suas congregações e redes, atuam de forma corajosa, criativa e colaborativa contra o tráfico de pessoas.
Neste evento, 3 religiosas foram reconhecidas por sua liderança, coragem e serviço incansável. O Prêmio Dignidade Humana foi concedido à Ir. Martha Pelloni, CMT (Argentina – ausente), o Prêmio Liderança Servidora à Ir. Margaret Ng, RSJ (Austrália), e o Prêmio Bem Comum à Ir. Benjamine Nanga Kimala, SMC (Chade).

















































Por Ir. Neide Lamperti, com o Serviço de Comunicação















