Pesquisar

Centro Assunta Marchetti celebra formatura de migrantes em parceria com o Capacita em Rede

No sábado, 6, aconteceu no Centro Assunta Marchetti, casa de acolhida das Scalabrinianas em Porto Velho/RO, a entrega de certificados para a primeira turma do curso de Português para Estrangeiros em parceria com o Capacita em Rede. A cerimônia de entrega contou com a presença do senhor Roberto Camilo Orfão de Morais, Coordenador Geral do Projeto Capacita em Rede, bem como da Irmã Osani Benedita da Silva, diretora da casa.

O momento foi celebrado com comidas de várias nacionalidades, convidados especiais e contou com a presença de colaboradores do Centro Assunta Marchetti: a Assistente Social Angela, os Educadores Sociais Egar, Lilian e Jaisse, e a equipe da cozinha, Iliana e Zelis, bem como de voluntários.

Já na sexta-feira, 5, a equipe do Centro Assunta Marchetti esteve presente na entrega dos certificados para os alunos aprovados em 7 cursos do Capacita em Rede na Igreja São José Operário, em parceria com a CNBB e com apoio do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM).

Na ocasião foram entregues os certificados para os alunos aprovados nos cursos de Assistente Administrativo, Cuidador Infantil, Eletricista Predial de baixa tensão, Manicure e Pedicure e Maquiagem realizados na zona sul, pela monitora Dircilene Batista, bem como para os aprovados no curso de Costura Básico, realizado na comunidade São João Batista Dona Branca.

O momento contou com a participação do Arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, do Professor Roberto Camilo Orfão de Morais, Coordenador Geral do Projeto Capacita em Rede – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas do Sul Gerais (IFSULDEMINAS). Esteve presente, ainda, Roberto Saraiva, representante do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM).

Capacita em Rede
O Projeto Capacita em Rede é executado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e é fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O projeto tem como objetivo qualificar 19 mil profissionais em todo o Brasil.

A meta do programa é ofertar cerca de 760 cursos, distribuídos nos 19 regionais da CNBB. Cada regional ofertará 40 cursos, em 10 comunidades diferentes, com duração de 50 horas, na modalidade presencial, garantindo que os participantes saiam aptos a já exercerem a habilidade adquirida.

Por Centro Assunta Marchetti, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
dezembro 2025
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados