O Hospital Mãe de Deus, mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), conquistou pela quinta vez consecutiva o selo de acreditação da Joint Commission International (JCI), a mais importante certificação de qualidade em saúde do mundo.
A nova acreditação reafirma o compromisso histórico da instituição com a segurança do paciente, a excelência assistencial e a melhoria contínua de seus processos. Essa conquista só foi possível graças ao empenho contínuo de todas as equipes do HMD, que atuam de forma integrada para garantir práticas seguras, processos eficientes e um atendimento centrado no paciente.
“Esta conquista reafirma a resiliência institucional e o comprometimento de todas as nossas equipes. Enfrentamos um dos maiores desafios da história do hospital e, ainda assim, alcançamos novamente o mais importante selo global de qualidade, o que nos consolida como referência em assistência segura e de excelência no país”, destaca o Diretor Executivo do Hospital Mãe de Deus, Sandro Junqueira.
Unidades do HMD passam por avaliação da JCI
Entre os dias 17 e 20 de novembro, as unidades do Hospital Mãe de Deus receberam a equipe avaliadora da JCI para a realização de mais um ciclo de auditoria. Durante quatro dias, diversos processos assistenciais e administrativos foram analisados por especialistas internacionais em qualidade e segurança.
“Foi muito emocionante o resultado porque trabalhamos arduamente desde a retomada. Presenciamos um grande engajamento das equipes e da diretoria para conquistarmos mais essa certificação, mesmo depois das adversidades enfrentadas”, relata Dionísia Oliveira, coordenadora de Qualidade e Segurança no Hospital Mãe de Deus.
O processo, que ocorre a cada três anos, contempla a análise de mais de 1.100 requisitos, que asseguram a aderência aos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade, segurança do paciente e aprimoramento contínuo dos serviços de saúde. Entre os principais aspectos analisados estão:
- protocolos de segurança do paciente;
- qualidade da assistência clínica;
- gestão de riscos;
- rastreabilidade de processos;
- infraestrutura e práticas de prevenção de infecções;
- governança, liderança e cultura organizacional;
- qualificação e treinamento das equipes.
Em 2025, o hospital foi avaliado e acreditado pela quinta vez consecutiva.
Por que a acreditação JCI é importante para os pacientes
Mais do que um selo de qualidade, a certificação impacta diretamente a experiência e a segurança dos pacientes. Entre os benefícios estão:
- redução de riscos e eventos adversos;
- aprimoramento contínuo do cuidado;
- maior confiabilidade dos processos;
- protocolos mais padronizados e baseados em evidências;
- transparência nos resultados assistenciais;
- fortalecimento da cultura de segurança em toda a instituição.
Sobre a Joint Commission International (JCI)
A JCI é uma organização não-governamental criada nos Estados Unidos em 1994 e está atualmente em mais de 100 países, com parceria com hospitais, clínicas, centros médicos acadêmicos, sistemas e agências de saúde, ministérios do governo e universidades.
Seu modelo de acreditação é considerado o mais rigoroso do mundo e tem como missão promover ambientes mais seguros, eficientes e centrados nas necessidades dos pacientes..

Por Isadora Atanazio, Assistente Digital da AESC
Foto: Júlia Heemann, Analista de Comunicação da AESC











