Pesquisar

AESC News #68: confira as últimas notícias

Confira a edição 68 da AESC News, com notícias dos acontecimentos do mês de março nas áreas de Saúde, Educação, Inovação e Responsabilidade Social, além de temas ligados à Gestão Institucional e iniciativas e acontecimentos da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

POR DENTRO DAS ÁREAS

Inovação, Ensino e Pesquisa: atração de startups, qualificação profissional e terapias inovadoras

A estrutura atual da área de Inovação, Ensino e Pesquisa da AESC começou a ser desenhada em 2021, sob responsabilidade do gerente Diego Ramires.

A AESC sempre teve uma conexão muito forte com a inovação, investindo em tecnologias diferenciadas – como a inteligência artificial, a robótica no Mãe de Deus ou o projeto Paperless no Santa Ana. O foco agora é marcar presença nos principais ecossistemas de inovação do país para atrair startups que tenham aderência aos nossos objetivos estratégicos, gerando valor aos negócios.

Também temos um modelo de ensino historicamente conhecido, através de residências e estágios nos seus diferentes modelos de aprendizagem. Hoje, o Coordenador de Ensino, Pedro Buffon, junto a Gislaine Petry e Lauryn de Mello, tem dois grandes objetivos. O primeiro é o de profissionalizar a gestão do campo prático dentro das instituições da AESC, qualificando a prática do estágio e contribuindo para o processo de retenção de novos talentos. O segundo é construir o portfólio de produtos de ensino, ofertando capacitação continuada para profissionais de todo o mercado da saúde.

Já no campo da pesquisa, o principal desafio da especialista Aline da Cunha é desenhar o novo modelo de negócio, que vai culminar na criação de um Centro de Pesquisa Clínica próprio, localizado no subsolo do Mãe. A área conta com um Núcleo Interno de Pesquisa (NIP), que presta suporte aos pesquisadores, contribuindo para o desenvolvimento científico e apoiando a condução de estudos clínicos desenvolvidos pelos Centros de Pesquisa parceiros da AESC.

O nosso trabalho de pesquisa é pautado pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), que avalia cada projeto proposto com o objetivo de defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade. O CEP é formado por um grupo de voluntários, profissionais renomados que conhecem e estudam muito sobre ética, saúde, bioética, entre outros assuntos relevantes nesse contexto.

Seja por meio de novas tecnologias, da formação dos profissionais da saúde ou do compromisso com as pesquisas clínicas, a área de Inovação, Ensino e Pesquisa fomenta a geração de diferenciais competitivos para a instituição.

SAÚDE

Vereador Tiago Albrecht visita Hospital Santa Ana

No dia 13 de março, o vereador Tiago Albrecht (NOVO-RS) visitou o Hospital Santa Ana para conhecer os equipamentos eletrônicos adquiridos através da sua emenda. Destinados ao CER II, os materiais servirão para qualificar os atendimentos prestados aos pacientes.

Os itens também contribuirão para a educação permanente dos profissionais e para o suporte especializado às UBS. O vereador ainda aproveitou para visitar a estrutura geral do Hospital e conhecer melhor o trabalho desenvolvido.


CAPS PLP celebra mais uma edição do CarnaCAPS

No dia 21 de março, o CAPS AD III Partenon Lomba do Pinheiro (PLP) realizou mais uma edição do CarnaCAPS. As fantasias carnavalescas e instrumentos característicos das rodas de samba preencheram o Centro com música e vida.

Os participantes também ocuparam a Rua Dona Firmina em uma grande caminhada festiva, marcada por música e alegria. O evento não apenas celebrou o Carnaval, mas também reforçou a importância da ocupação dos espaços públicos como estratégia de cuidado e pertencimento.


Reabertura do Laboratório do Hospital Mãe de Deus

No dia 18 de março, ocorreu a reabertura do laboratório do Hospital Mãe de Deus. O espaço, que estava fechado desde maio de 2024 devido às enchentes, agora retorna com uma estrutura renovada no acesso pela Rua Costa.

O evento reuniu público, corpo clínico, colaboradores e diretores da instituição para apresentar o novo laboratório e a área de entrega de exames. Durante a cerimônia, João Baptista Feijó, Diretor Executivo Corporativo da AESC, destacou a importância do trabalho em equipe para a concretização desse momento tão significativo: “Fomos desafiados e superamos, com dedicação e colaboração, conseguimos realizar essa grande entrega”.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Fortalecendo caminhos para a regularização migratória

No dia 07 de março, o CAM recebeu a deputada federal Denise Pessôa para dialogar sobre os desafios da regularização migratória na Serra Gaúcha. Foi um momento de reflexão sobre os impactos econômicos, sociais e de integração. A ausência de regularização aumenta as vulnerabilidades e limita oportunidades.

NOSSA GENTE

Irmã Adiles recebe homenagem pelo mês da mulher

No dia 31 de março, a Câmara de Vereadores do município de Muçum fará uma Sessão Solene. Na ocasião, a Irmã Adiles Menti, Vice-Presidente da AESC, receberá um reconhecimento em homenagem ao mês da mulher. Parabenizamos a Irmã por representar a AESC e a Congregação das Irmãs Scalabrinianas neste momento tão significativo.


Compromisso, fé e amor ao próximo

Madre Assunta chegou ao Brasil em 1895 com a missão de cuidar dos órfãos dos imigrantes italianos. Sua dedicação foi essencial para a fundação da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, deixando um legado de acolhimento e serviço. Confira um pouco desta história inspiradora contada pela Irmã Ana Maria Zanon.


Postuladora da causa de canonização de Madre Assunta estuda novos possíveis milagres

A Irmã Leocádia Mezzomo, postuladora do processo de canonização de Madre Assunta Marchetti, está em Porto Alegre para analisar possíveis casos de milagres alcançados por intercessão da Bem-aventurada Assunta. O primeiro milagre reconhecido como tal pela Comissão do Vaticano aconteceu em nosso Hospital Mãe de Deus, alguns anos atrás.

INOVAÇÃO

Como proteger sua família de golpes e ameaças online?

Aqui vão algumas dicas:

  1. Educação digital: ensine todos os membros da família sobre os riscos online, como phishing, malware e roubo de identidade. A conscientização é a primeira linha de defesa.
  2. Senhas fortes: use senhas complexas e diferentes para cada conta. Considere utilizar um gerenciador de senhas para armazená-las com segurança.
  3. Cuidado com links e anexos: evite clicar em links ou abrir anexos de e-mails e mensagens de remetentes desconhecidos. Verifique sempre a autenticidade da fonte antes de interagir com qualquer conteúdo.
  4. Controle parental: utilize ferramentas de controle parental para monitorar e limitar o acesso das crianças a conteúdos inadequados e perigosos na internet.
  5. Redes seguras: use redes Wi-Fi seguras e evite redes públicas para transações sensíveis. Configure uma senha forte para sua rede doméstica.
  6. Desconfie de ofertas muito boas: golpistas frequentemente usam ofertas tentadoras para atrair vítimas. Seja cético em relação a ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
  7. Converse com idosos e crianças: idosos e crianças são alvos frequentes de golpes. Explique de forma clara e objetiva como identificar sinais de fraude e quais práticas de segurança adotar.

Implementando essas práticas, você pode criar um ambiente online mais seguro para sua família.

EDUCAÇÃO

Frei Jaime é Patrono da 33ª edição da Feira do Livro do Colégio São Carlos

No dia 12 de março, Frei Jaime Bettega abençoou o Colégio São Carlos, de Caxias do Sul, marcando um momento importante da Quaresma. E foi nessa atmosfera de fé e esperança que ele aceitou o convite para ser o Patrono da 33ª edição da Feira do Livro do Colégio, que ocorrerá de 08 a 11 de abril.

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?