Nesta quarta-feira, 11, a diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Celsa Zucco, firmou o termo de parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para realizar um projeto significativo no Rio Grande do Sul, com foco na elaboração de diagnósticos, incidência e fortalecimento das comunidades
Para a Irmã Celsa Zucco, “a ampliação da parceria auxilia neste momento de emergência climática, e necessidade de respostas em proteção aos impactados no Estado, onde o ACNUR pode nos apoiar para ampliar a capilaridade das ações em prol das pessoas em situação de imigração e refúgio e deslocamento interno. Ser parceiro implementador significa integrar mais uma unidade da Congregação das Irmãs Scalabrinianas com o ACNUR, visto que várias outras casas ao redor do mundo já implementaram recursos em parceria com essa Agência das Nações Unidas. Esta parceria nos concede uma visão de gestão, compliance e ferramentas de efetividade, melhorando a qualidade da assistência prestada às pessoas que nos procuram em busca de acolhida, proteção, promoção e inclusão, garantindo respostas mais dificuldades às realidades enfrentadas”.
Como dizia o poeta, ‘sonho que se sonha junto torna-se realidade’. A partir deste importante projeto, O CAM será capaz de conhecer melhor os desafios, trazendo visibilidade às realidades, entendendo as vulnerabilidades das pessoas e dos territórios. Este é um passo crucial para responder às emergências com mais efetividade e assertividade, além de dar visibilidade ao deslocamento interno climático no Rio Grande do Sul (RS).
Por Centro de Atendimento ao Migrante, com a Equipe de Comunicação