Nos dias 27 a 31 de março, o Setor Pastoral para os Migrantes e Refugiados – Conferência dos Bispos da África Austral, secretariado por Ir. Maria de Lurdes Lodi Rissini, organizou uma formação para agentes de Pastoral para Migrantes e Refugiados.
O objetivo da Conferência foi de compartilhar experiências e boas práticas realizadas nas dioceses e organizações, refletir e aprender como elaborar projetos e modelos de avaliação online, bem como, conhecer as leis aos apátridas, migrantes e refugiados.
Estiveram presentes 5 países (África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Moçambique e Botswana), 43 delegados juntamente com os Bispos D. José Maria Kizito, referencial da Pastoral para os migrantes e refugiados, D. Stanislaw Jan Dziuba, referencial da Caritas, bem como várias organizações afins, ressaltando a presença das pessoas que trabalham nas fronteiras de Beitbride, Ressano Garcia, Suazilândia, Botswana e Maseru.
As presenças das Irmãs Scalabrinianas: Maria de Lurdes Lodi Rissini, Marizete Garbin e Rita de Cassia Luiz; dos colaboradores: Armando Tonella, Centro Scalabrini, e Ivete Ngoie, Bienvenu Shelter, foram muito importantes para que esta Conferência acontecesse.
Foram dias de intenso trabalho, reflexão e busca de colaboração para o serviço aos migrantes, refugiados e apátridas, para que o acolhimento, promoção, defesa e integração dos mesmos se torne cada dia mais uma realidade concreta.
Trabalhar em conjunto entre as conferências, dioceses e organizações, é a resposta concreta da Igreja da África Austral, a serviço dos Migrantes.
Por Ir. Rita de Cássia Luiz, com a colaboração da Equipe de Comunicação Virtual