Pesquisar

A realidade migratória em Boa Vista, Roraima

Mais de 438 mil migrantes e refugiados venezuelanos vivem no Brasil atualmente

Um vídeo publicado pelo canal 100%TVen no YouTube demonstra a realidade migratória no bairro Alvorada, na cidade de Boa Vista, Roraima, onde um grupo de migrantes venezuelanos vive em condições insalubres em barracos de madeira. Atualmente, mais de 49 mil migrantes da Venezuela vivem em Roraima.

No local, foram construídos barracos de madeira suspensos sobre águas de esgoto. Em alguns casos, os barracos ameaçam cair e o caminho até as casas é feito por uma ponte de madeira improvisada. Pelo menos 29 famílias vivem no local, sendo 24 de migrantes venezuelanos e 5 famílias de brasileiros.

No vídeo, é possível ver a situação precária de um barraco que ameaça cair e tem as paredes seguradas por pedaços de madeira. A moradia pertence a Diliannis Perez, migrante venezuelana que vive há 4 anos no Brasil. “Uma pessoa disse que podia me vender um terreno, mas custava 45 mil reais e não tenho o dinheiro”, disse ela, que busca uma forma de sair do local, onde vive com a filha e o neto de quatro meses.

Segundo Israel Junior Martinez, proprietário do canal 100%TVen no YouTube, a situação é ainda mais preocupante com a proximidade do tempo de chuvas e que, por esse motivo, ele tem buscado diariamente doações de materiais para construir uma nova moradia para Diliannis.

Enquanto visitava uma das casas, Israel conta que se assustou quando “a casa se moveu” enquanto ventava, mas foi alertado pela proprietária de que “quando venta muito forte, a casa se move muito mais”, disse ele.

“É lamentável que seja tão baixa a qualidade de vida”, afirma Martinez sobre o que viu no bairro Alvorada, onde, ele salienta, as pessoas vivem em palafitas “sobre seus próprios excrementos”. Segundo dados do Governo Federal, 49.174 migrantes venezuelanos estão cadastrados no CadÚnico em Roraima, sendo mais de 36 mil apenas em Boa Vista.

De acordo com dados da Plataforma de Coordenação Interagências para Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V), da ONU, estima-se que pelo menos 438.252 migrantes e refugiados da Venezuela vivam no Brasil atualmente. Desses, 53.307 são reconhecidos como refugiados, segundo dados do CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados).

Confira o vídeo:

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]