Está acontecendo na Itália, entre os dias 10 e 30 de setembro, o Curso Congregacional de Formação Permanente, com a participação de Irmãs de 13 países para refletir sobre o tema: “Consagrados para a missão com os migrantes e refugiados” e o lema: “Caminha humildemente com o teu Deus” (Miquéias 6,8).
A primeira fase do Curso, de 10 a 17 de setembro, aconteceu em Roma, com momentos de integração e cultivo da relação fraterna entre as participantes. Irmã Elizangela Chaves Dias, conselheira geral e responsável pela formação permanente, lembrou às Irmãs sobre a importância deste momento e que “a formação permanente é caminhar humildemente com Deus, deixando-se formar todos os dias por sua paternidade, para que cresça sempre em nós os sentimentos do Filho. Neste sentido, o ritmo diário é certamente o lugar privilegiado para nos deixarmos formar pela vida ao longo de toda a nossa existência.”
Durante esse período, as Irmãs participaram de diversas palestras e visitaram pontos turísticos importantes para o cristianismo e a congregação, como a Necrópolis, onde está a tumba de São Pedro, e a Basílica de Santa Prassedes, em Roma, local em que São Carlos viveu por vários anos como Cardeal. Além disso, elas tiveram a oportunidade de participar de uma audiência com o Papa Francisco na Praça São Pedro.
Para a segunda etapa do curso, de 17 a 30 de setembro, as Irmãs viajaram a Piacenza, onde estão se aprofundando na vida e obra do fundador através de palestras e visitas a locais importantes para a congregação, como a Catedral de Piacenza, a Estação Central de Milão, de onde partiam os migrantes na época de Scalabrini, e locais de Fino Mornasco, onde nasceu Scalabrini, e Como, onde estudou e foi professor e pároco.
Confira imagens.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com as Irmãs Eunívia da Silva, Alma Rosa Huerta Reyes e Clarice Barp.