Pesquisar

Debates sobre consciência moral e direitos dos migrantes e refugiados marcam conferência

Aconteceu na quinta-feira, 22, a Conferência sobre a Consciência Moral e Defesa dos Direitos Humanos de Migrantes e refugiados, no Paço Episcopal da Diocese do Sumbe – Província do Cuanza Sul, em Angola. A Conferência foi realizada pela Comissão Episcopal da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes (CEPAMI).

Ao iniciar, o Reverendo Padre Frederico Capateca – Vice-chanceler da Diocese, fez a oração inicial. Em seguida, o Padre Miguel Casimiro – Vigário da diocese, proferiu as palavras de abertura em representação de Sua Excelência Reverendíssima Dom Fermino David, Bispo diocesano.

A mesa de debate foi aberta com a apresentação da primeira temática sobre “Consciência moral e dignidade da pessoa em situação de mobilidade”, conduzida pelo Padre Miguel Casimiro António.

Seguidamente, apresentou-se o tema sobre “Como os direitos dos migrantes e refugiados são acautelados na Província do Cuanza Sul”, o Dr. Nelson Custódio, do Gabinete Provincial dos direitos humanos do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos da província do Cuanza Sul facilitou a reflexão.

O grupo de jovens luz abrilhantou com uma linda peça de teatro no qual retratou como as pessoas abusam do poder e exploram as pessoas, gerando benefícios próprios.

Adiante, Ir. Carla Luísa Frey Bamberg apresentou a temática sobre “A visão da igreja sobre a mobilidade humana e o tráfico de seres humanos à luz do ano jubilar”. Seguido do Sr. Cristóvão Sebastião apresentou a “Organização e estrutura da pastoral das migrações”.

Após a cada preleção houve momentos de intervenções por parte dos presentes que foram prontamente respondidas por cada preletor.

No final, foi realizado o encontro com os animadores da pastoral das migrações da diocese, onde foram debatidos aspectos organizativos, propostas e sugestões para o bom funcionamento da pastoral na diocese.

Por CEPAMI, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
maio 2025
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados