As Junioristas da Província Maria, Mãe dos Migrantes estiveram reunidas em formação nos dias 13 a 18 de julho na comunidade do Noviciado São Carlos, de Potim/SP. Participaram do Encontro as Irmãs Junioristas Estefánia Pedro Bartolomeu, Isaura Inácio Manjate, Zeferina Madalena Cambindja Afonso, Leiny Daniela Abarrracín Ovallos e Ramona Vazquez Pavón, além da Formadora Irmã Neuza Botelho dos Santos.
A abertura do encontro aconteceu na capela da comunidade, com um momento de oração e invocação ao Espírito Santo. Neste período as Irmãs refletiram sobre o ano jubilar com a Irmã Zenaide Martins de Oliveira, abordando que o Jubileu é um tempo de graça no qual a Igreja nos convida a agradecer ao Senhor por todas as graças recebidas. Portanto, é um tempo propício para retomar a nossa caminhada e nela redescobrir as graças derramadas sobre nós. Por ocasião da celebração do seu jubileu de 50 anos de vida Consagrada, Ir. Zenaide partilhou sobre sua caminhada missionária, agradecendo a Deus por tantas graças alcançadas.
As participantes realizaram uma peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde participaram da Celebração Eucarística e, logo após, fizeram a peregrinação no caminho do Rosário. Com a Ir. Neuza, partilharam as reflexões feitas a partir da leitura do documento final do Sínodo 2024, aprofundando alguns pontos principais em que o documento convida a viver a consagração batismal cultivando atitudes sinodais, tais como a comunhão e a participação na missão da Igreja. Com a leitura e aprofundamento sobre as novas tecnologias e seu impacto na vida consagrada, refletiram sobre a necessidade de ampliar o nosso conhecimento sobre as Mídias Sociais para fazer uso adequado da tecnologia de forma consciente e efetiva, pois corremos o risco de abrir mão da vida comunitária e da relação fraterna pelo uso excessivo das redes sociais.
Com o Frei Aloísio A. de Oliveira, OFMCon, as Irmãs retomaram o estudo dos Conselhos Evangélicos com o tema “A Vida Consagrada fundamentada na Palavra”. À luz de alguns textos bíblicos, como as bodas de Canaã, o encontro de Jesus com a Samaritana e a parábola do bom Samaritano, as participantes foram provocadas a fazer uma releitura do caminho de discípulas e missionárias.





















Por Ir. Neusa Botelho, Responsável das Junioristas