Pesquisar

Encontro virtual de superioras e ecônomas reúne Irmãs Scalabrinianas

Na sexta-feira, 17, aconteceu em modalidade online o encontro de superioras e ecônomas da Província Maria, Mãe dos Migrantes, aberto a todas as Irmãs que desejassem participar. O tema de reflexão foi: “O sentido de pertença e o cuidado com a casa comum”. Assessorou o tema, Ir. Edilamar Glória Martins, da congregação das Irmãs Passionistas. Ela é psicóloga clínica e assessora da VRC, CRB – São Paulo/SP. O encontro foi coordenado pela Ir. Ana Conceição e contou com a participação de 68 irmãs, incluindo comunidades reunidas em um único acesso.

Em sua exposição, Ir. Edilamar destacou pontos importantes sobre o pertencimento a um grupo, tendo em vista a casa comum. Dizia que o sentido de pertença passa, em primeiro lugar, pelo sentido de pertencimento à uma família, na fase da infância, à qual traz consequências para o futuro. Posteriormente, passa também, pelo chamado à missão e a vivência em comunidade, como pertencimento a um grupo.

O ser humano tem, em sua natureza, a necessidade de pertencer a algo ou alguém. Temos a necessidade de pertencimento, de confiar no outro. Ela destacou, ainda, que, quem tem o sentido de pertença, coloca afeto no que faz, abraça um projeto comum e reconhece seu sonho neste projeto. Nesta perspectiva, nasce o cuidado com a casa comum e em tudo o que nele existe. Edilamar destacou, ainda, que devemos reaprender a falar com as juventudes para poder conversar com as nossas futuras gerações e vocações.

Durante a exposição, as Irmãs participantes tiveram a oportunidade de partilhar as ressonâncias. Destaca-se de que este processo de pertencimento é um processo diário a ser realizado diante da realidade em que vive. A humanização é um elemento essencial para se colocar em sentido de pertença. O encontro aconteceu durante a parte da manhã, com a fala de Ir. Edilamar e com a partilha das ressonâncias das Irmãs presentes.

O encontro contou, ainda, com a participação da Superiora Geral das Scalabrinianas, que participou desde a Argentina e se solidarizou com a situação do Rio Grande do Sul e partilhou sobre sua Visita Canônica às comunidades da Província Maria, Mãe dos Migrantes.

Da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
junho 2024
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]