Durante a última noite, 160 migrantes foram resgatados de barcos infláveis
De acordo com informações da Agência EFE, o serviço de Salvamento Marítimo do governo espanhol resgatou, entre os dias 4 e 5 de setembro, 223 migrantes, que viajavam em quatro embarcações, com destino à Espanha. Além disso, a equipe também resgatou um cadáver do mar.
A equipe do Salvamento Marítimo resgatou na madrugada de domingo, 4 para segunda-feira, 5, próximo a Lanzarote, nas Ilhas Canárias, 160 migrantes de origem subsaariana e magrebe. Os resgatados viajavam em três barcos infláveis e entre eles estava uma grávida com sintomas de parto.
O primeiro resgate aconteceu a cerca de 45km de Arrecife, capital de Lanzarote, quando o navio Guardamar Polimnia, do Salvamento Marítimo, resgatou os migrantes que viajavam em uma lancha inflável e pediram ajuda através da ONG Caminando Fronteras pois uma mulher havia entrado em trabalho de parto.
Durante o domingo, o navio do Salvamento Marítimo resgatou 63 migrantes de origem subsaariana, entre eles 12 mulheres e 4 menores de idade, que viajavam em uma embarcação inflável que estava à deriva e sem combustível.
Na noite de sexta-feira, 2, um navio da Marinha do Brasil, que fazia uma viagem de instrução entre a Itália e Portugal, resgatou seis argelinos que tentavam entrar na Espanha e ficaram à deriva. O navio brasileiro forneceu água, comida e coletes salva-vidas aos resgatados e acionaram as autoridades espanholas.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual