Pesquisar

Fundação Scalabriniana visita os projetos da África

Em continuidade à visita aos projetos sociais das Scalabrinianas, na África, Ir. Janete Ferreira se encontra em Moçambique: Ressano Garcia e Maputo. Ir. Janete é Membro do Conselho Diretivo da Fundação Scalabriniana e conselheira geral pelo apostolado.

Na oportunidade desta visita, no dia de ontem, segunda-feira, 24, aconteceu o encontro entre as Irmãs Scalabrinianas das comunidades de Moçambique e África do Sul, para abordar assuntos de interesse da Fundação e da missão apostólica.

O primeiro tema em estudo foi a criação e finalidade da Fundação Scalabriniana. O tema trouxe muitos esclarecimentos para o grupo, retomando elementos importantes em todos os processos que envolvem a Fundação. Da missão das Scalabrinianas na África, o Bienvenu Shelter, da África do Sul e o Centro Scalabrini, de Moçambique, são as duas obras que estão ligadas à Fundação.

Dando continuidade aos temas de reflexão do encontro, as Scalabrinianas abordaram o tema do V Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes e Refugiados. Este seminário irá acontecer de 5 a 8 de março de 2024, em Bogotá/Colômbia.

O V Seminário Congregacional quer ser resultado de um processo participativo, construído pelas Scalabrinianas, tendo como foco a realidade migratória e a atuação da congregação junto aos migrantes e refugiados. É desta forma que as Scalabrinianas acreditam que podem responder com maior eficiência e eficácia à realidade migratória que o mundo apresenta.

Outras reflexões fizeram parte da pauta do encontro, dando destaque ao Movimento dos Leigos Scalabrinianos como partilha e atualização do mesmo na Congregação. Ir. Janete partilhou a assembleia eletiva do movimento que irá acontecer em dezembro deste ano. Ainda, trouxe para a pauta de reflexão, as Diretrizes Gerais da Missão Apostólica e sua estrutura no documento que foi construído. Ir. Janete motivou as Irmãs para o estudo do documento, a fim de que o mesmo seja um instrumento orientativo na missão Scalabriniana.

Desta forma, o encontro foi uma oportunidade para as Scalabrinianas destes países esclarecerem dúvidas sobre a atuação e missão das mesmas na Congregação.

Pelas Irmãs Marivane Chiesa e Marizete Garbin, com a colaboração da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]