Pesquisar

Governo federal lança novos dados sobre migração e refúgio no Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou na quarta-feira, 28, a nova versão da plataforma DataMigra BI, a sala de situação do Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra) e o Boletim das Migrações do Brasil, em cerimônia realizada na Universidade de Brasília (UnB).

O Boletim traz informações sobre os números de migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio no Brasil, além de números dos brasileiros no exterior, com dados que vão de janeiro de 2010 a maio de 2024. Segundo o documento, o Brasil possui, atualmente, 144.531 refugiados, sendo a maioria da Venezuela (132.831).

Para o secretário Nacional de Justiça do MJSP, Jean Keiji Uema, o Brasil tem avançado em muitos aspectos no tema após a aprovação da Lei de Migrações, mas é preciso regulamentar a política pública. “O governo brasileiro, cada vez mais, quer garantir a transparência ativa. A facilitação do acesso aos dados vai ajudar a construir uma política nacional de migrações, de refúgio e de apatridia baseada em evidências”, disse ele na cerimônia de lançamento.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, afirmou que o material produzido pelos pesquisadores do Obmigra contribui para que a universidade, onde está instalada a sala de situação, seja referência nacional em migrações tanto na pesquisa como na inclusão das pessoas nessa situação no sistema de ensino.

O Obmigra
O Obmigra é coordenado pela UnB e é um instrumento que reúne informações sobre migrações e refúgio do Brasil para estudos e pesquisas científicas. Os dados são compartilhados por meio do acordo de cooperação técnica entre o MJSP, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério das Relações Exteriores, a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a UnB.

A sala de situação do Obmigra é equipada com tecnologia de ponta e monitores táteis, onde é possível navegar na DataMigra BI para visualizar, de forma dinâmica, gráficos, tabelas e mapas. O espaço pode ser utilizado para reuniões estratégicas, capacitação de servidores e desenvolvimento de estudos e relatórios técnicos.

A DataMigra BI é desenvolvida pelo Obmigra e permite visualizar de forma dinâmica gráficos, tabelas e mapas sobre dados de migrações internacionais e refúgio no Brasil. A ferramenta integra informações de bancos de dados de diversos órgãos governamentais e da UnB.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com informações do MJSP

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
setembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]