Pesquisar

Grito dos Excluídos e Excluídas celebra 30 anos de resistência

No sábado, 07, acontecerá a 30ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, com o tema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”. A ação aconteceu pela primeira vez em 7 de setembro de 1995, com o tema “A vida em primeiro lugar”.

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu como gesto concreto na 2ª Semana Social Brasileia, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu nos anos de 1993 e 1994, com o tema “Brasil, alternativas e protagonismo”.

O dia 7 de setembro foi escolhido para a realização do Grito dos Excluídos e Excluídas com a intenção de fazer um contraponto ao Grito da Independência, proclamado no mesmo dia, em 1822. Assim, desde sua primeira edição, o Grito dos Excluídos e Excluídas tem o objetivo de levar às ruas os gritos ocultos e silenciados das periferias da sociedade, bem como revelar à opinião pública os males que atormentam a população de baixa renda.

A celebração questiona não apenas os padrões de independência do povo brasileiro, mas visa colaborar na reflexão para um Brasil que se quer cada vez melhor e mais justo para todos os cidadãos e cidadãs, sendo um espaço aberto para denúncias sobre as variadas formas de exclusão.

Atualmente, a Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas é composta por: Comissão 8 da CNBB; as Pastorais e Organismos: PO (Pastoral Operária), SPM (Serviço Pastoral dos Migrantes), PPR (Pastoral do Povo da Rua), PCR (Pastoral Carcerária), PAB (Pastoral Afro Brasileira), CPT (Comissão Pastoral da Terra), PJ (Pastoral da Juventude), PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), CB (Cáritas Brasileira), CNLB (Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil), PMM (Pastoral da Mulher Marginalizada), CPP (Conselho Pastoral dos Pescadores). Entidades: CMP (Central dos Movimentos Populares), MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), Jubileu Sul Brasil, Romaria dos Trabalhadores/as, JOC (Juventude Operária Católica), Rede Rua, Sefras (Serviço Franciscano de Assistência), CEBs, 6ª SSB (Semana Social Brasileira).

Mais informações e materiais para a celebração do Grito dos Excluídos e Excluídas podem ser acessados em: gritodosexcluidos.com

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
setembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]