Mais de 191 mil migrantes foram detidos tentando cruzar a fronteira entre México e EUA em março
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Yucatán, no México, um grupo de 42 migrantes brasileiros foi detido na segunda-feira, 24, por entrar ilegalmente no país. De acordo com as autoridades, o objetivo do grupo era entrar sem documentação nos Estados Unidos.
No total, 16 homens, 16 mulheres e 10 menores de idade foram detidos no Km 114 da rodovia federal Campeche-Mérida em uma van superlotada, que ia em direção à capital do Estado de Yucatán, Mérida, de onde seriam levados a outros Estados do México a caminho dos Estados Unidos. O motorista foi preso e ficou à disposição das autoridades.
Segundo o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, no mês de março 191.899 migrantes foram detidos ao tentar cruzar a fronteira do México ilegalmente, entre eles estavam 2.670 brasileiros. O número representa um aumento após dois meses de relativas quedas..
Em janeiro, foram detidos 156.787 migrantes na fronteira entre EUA e México e outros 156.138 em fevereiro, após 252.012 detenções no mês de dezembro de 2022. O número de tentativas de travessia ilegal da fronteira dos EUA havia diminuído desde janeiro, com o anúncio de uma via legal para entrada de cidadãos da Venezuela, Cuba, Nicarágua e Haiti, que também facilita sua deportação em caso de entrada sem documentos.
No dia 31 de março, 123 migrantes foram encontrados na parte traseira de um caminhão no Estado mexicano de Chiapas, a caminho da fronteira dos Estados Unidos. As pessoas eram originárias da República Dominicana, El Salvador, Geórgia, Equador, Paquistão, Brasil, Guatemala, Albânia, Honduras, Índia, Azerbaijão e Uzbequistão, sendo 11 deles divididos em três famílias, com menores de idade, originárias do Brasil, Equador e El Salvador
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual