Pesquisar

III Assembleia Provincial da PMMM

Entre os dias 22 a 25 de outubro as Scalabrinianas se reunirão na III Assembleia Provincial da Província Maria, Mãe dos Migrantes em Jundiaí/SP, com a presença de Irmãs da América do Sul e África, onde a província marca presença através de diversas obras e missões.

Entre os assuntos que serão tratados durante a Assembleia estão: o tema “Uma Comunidade Sinodal em Missão”; os 10 anos de beatificação de Madre Assunta; os 129 anos da Congregação; Análise de conjuntura; a partilha da missão na África, região Hispânica, área sociopastoral, educação, saúde, formação e administração e economia.

Acompanhe aqui os acontecimentos da III Assembleia Provincial.

25/10 – Encerramento da III Assembleia Provincial e Dia da Congregação

Na sexta-feira, 25, aconteceu a Missa de Encerramento da III Assembleia Provincial da PMMM, que celebrou os 129 anos da Fundação da Congregação e os 10 anos da Beatificação de Madre Assunta.

Durante a Homilia, Pe. Alberto contou a própria experiência como “forasteiro” em outro país. Ele destacou que “Quando tem um forasteiro, alguém que se aproxima de nós com o desejo de nos dar aquela palavra em que nossa saudade se transforma novamente em esperança”, disse ele, destacando que as Scalabrinianas fizeram esse papel em seu dia-a-dia longe do Brasil.

“Irmãs nós não podemos perder a certeza de que nós agora somos essa presença cristológica, esta presença cristificante. É como se jesus se colocasse ao lado daqueles dois homens e não fosse apenas um intérprete do passado, mas fosse o protagonista de um presente, um homem que, a partir de sua palavra, inunda o coração daqueles dois com a esperança”, ressaltou.

Ele recordou, ainda, a vida da Bem-aventurada Assunta Marchetti, desde sua infância em Camaiore, Itália, destacando que “aquela menina foi sendo trabalhada, até o dia de tomar a decisão de cruzar o oceano. Mas do que adianta, Irmãs, cruzar oceanos, se nós não conseguimos cruzar o coração dos outros? Transpor horizontes, quando o melhor horizonte a ser transposto somos nós.”

24/10 – Análise de Conjuntura e Partilha da Missão

Na quinta-feira, 24, os trabalhos do dia foram iniciados com a Irmã Marlene Wildner (CSEM), que apresentou a Análise de Conjuntura. Ela apresentou os dados relativos ao sistema Paroikos, o sistema de base de dados congregacional, demonstrando os dados inseridos de pessoas atendidas e números de atendimentos, bem como do número de unidades cadastradas.

Ela falou, ainda, sobre a “dignidade do passaporte”, refletindo que nem todos nascem iguais e com os mesmos direitos, apontando que, atualmente, a dignidade das pessoas depende do passaporte, ou seja, da nacionalidade de cada um. Ir. Marlene falou, ainda, sobre a multiplicação de muros, o uso da religião como muro contra invasores e a servidão por deportabilidade. Ela recordou, também, sobre as temáticas dos refugiados por guerras e refugiados ambientais, trazendo pontuações do Papa Francisco sobre os temas tratados.

Ir. Marlene destacou que os migrantes são “protagonistas, são agentes e se organizam” e recordou as lutas dos migrantes em todo o mundo, recordando as diversas iniciativas de conscientização sobre a causa, como o “dia sem migrantes”. Junto às Irmãs, ela recordou sobre as ações dos países contra os imigrantes, dando especial atenção à Itália, que passou a enviar migrantes e requerentes de asilo para outros países enquanto aguardam os processos, e à Inglaterra, que tentou realizar o mesmo, mas foi impedida por ONGs e pela sociedade civil.

Após as pontuações, as Irmãs refletiram em trabalho de grupo sobre o seguinte questionamento: “Diante da visão das migrações que adotamos como Irmãs MSCS, e destes pontos apresentados hoje, como estamos de fato situadas, como instituição e como pessoas? O que nos alegra e o que nos pesa?”. Ao final, as Irmãs partilharam as ressonâncias da reflexão. Após esse momento, aconteceram as partilhas das regiões África e Hispânica.

No início das atividades da tarde, a Irmã Claudete Lodi Rissini apresentou as ações da Área Sociopastoral, demonstrando os locais onde atuam as unidades sociopastorais e as atividades realizadas. Ela apresentou, ainda, uma visão geral sobre os perfis migratórios e o Planejamento Estratégico do Serviço Sociopastoral.

Irmã Sandra apresentou as ações da Área da Educação, trazendo dados sobre os números de alunos nas unidades da Rede ESI, os documentos elaborados, a Avaliação Institucional realizada nos colégios, as formações e os programas implementados, e a Juvesc. Ela falou, ainda, sobre os desafios enfrentados no dia-a-dia dos colégios.

Durante a apresentação da Área da Saúde, a Irmã Jucélia apresentou as unidades de saúde mantidas pela AESC, com demonstração de números de atendimentos, capacidade de atendimento, número de colaboradores, entre outras informações relevantes. Foram tratados, também, dos programas mantidos pela Área junto aos colaboradores e pacientes, bem como dos desafios enfrentados.

Após as apresentações, as Irmãs presentes tiveram espaço para realizar perguntas e falar sobre as questões apresentadas.

23/10 – Assessoria “Uma Comunidade Sinodal em Missão”

Aconteceu nesta quarta-feira, 23, a primeira Assessoria da III Assembleia Provincial da PMMM, com a Irmã Marilez Furlanetto (Pia Discípulas do Divino Mestre), que trabalhou o tema “Uma Comunidade Sinodal em Missão”.

Durante a assessoria, as Irmãs discutiram sobre os desafios encontrados no dia-a-dia da missão, como o aumento da fome, da violência e das injustiças, discriminação dos movimentos sociais populares, entre outros, e seus impactos nos trabalhos realizados nos diferentes países onde a Província marca presença.

Além disso, Irmã Marilez trabalhou o impacto da Pandemia da Covid-19 na piora das condições de vida e nas mudanças de diversas dinâmicas sociais. Ela refletiu, ainda, com as Irmãs sobre como e onde buscar alimento para fortalecer as iniciativas junto aos migrantes, refugiados e pessoas mais vulneráveis.

As irmãs discutiram, ainda sobre o trabalho em rede e sua importância para o fortalecimento da missão junto aos migrantes e refugiados, junto a outras congregações, ONGs, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. As irmãs partilharam brevemente sobre o trabalho em diferentes locais onde a PMMM se faz presente.

No período da tarde, Irmã Marilez trabalhou o tema das relações interpessoais, tratando sobre amadurecimento emocional, maturidade afetiva, abrindo espaço para as Irmãs discutirem sobre os temas tratados.

Mensagens

Mensagem do Grupo LMS Cristo Rei

Vídeos da III Assembleia Provincial

Da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
outubro 2024
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados