No dia 29 de novembro o Centro Socioeducacional Assunta Marchetti, em Canoas/RS, inaugurou oficialmente a horta comunitária “Raízes do Bem”, um espaço dedicado ao cultivo sustentável, à formação comunitária e à promoção da segurança alimentar.
A iniciativa é fruto da parceria entre a instituição e o Instituto de Formação e Pesquisa – Integrar RS, contando com o apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, dentro do projeto “Frutos da Terra”. Com duração prevista de três anos, o projeto tem como objetivo desenvolver ações de educação ambiental, formação comunitária e estímulo à produção de alimentos saudáveis. Além de promover o plantio e consumo de hortaliças, o espaço também será um ambiente de aprendizagem e de geração de renda, com a venda de excedentes em feiras das comunidades participantes.
A cerimônia contou com a presença da Irmã Claudete Lodi Rissini, responsável pelos projetos sociais da ASEBESCA e Coordenadora do Sociopastoral da PMMM – Província Maria dos Migrantes; da coordenadora do Centro Social, Claudete Bosa Mielczarski; de representantes do Instituto Integrar; das Irmãs atuantes na missão; e de integrantes do grupo da horta comunitária.
Durante o evento, houve ainda brechó, com exposição e venda de produtos confeccionados pelo grupo de costura criativa da instituição. O público também recebeu mudas de hortaliças e verduras, distribuídas pelo Integrar por meio do projeto Frutos da Terra. A programação foi encerrada com um momento de convivência, marcado pela partilha de lanches, sucos, chás e café entre todos os participantes.
A horta “Raízes do Bem” representa um importante passo para o fortalecimento da educação socioambiental e para a promoção da autonomia das famílias atendidas pela instituição, unindo aprendizado, sustentabilidade e cuidado com a comunidade.













































Por Ir. Vitorinha Bernardino













