Entre os dias 13 e 17 do mês de setembro, a comunidade Presença Missionária São João Batista Scalabrini, na cidade de Boa Vista, Roraima, recebeu as Irmãs Scalabrinianas Idalina Pellegrini, que vive na cidade de Fortaleza, Ceará, e Rosane Costa Rosa, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para conhecer e aprender a metodologia GAPE – Missão Scalabriniana e multiplica-la nas missões onde elas acolhem e trabalham com os migrantes de diversas nacionalidades.
Durante a estadia em Boa Vista, elas tiveram a oportunidade de visitar e conhecer alguns grupos de migrantes que foram capacitados com a metodologia GAPE e já estão poupando o que ganham no dia a dia. Visitaram também os terrenos comprados pelos migrantes para construir suas casas, em uma das quais uma dessas famílias já está morando. No decorrer dos dias elas visitaram o grupo GAPE “VUEPUS” – VENEZUELANOS COM PROPOSITOS EMPREENDENDO POR UM SONHO, que se reúne todas as quartas feiras para poupar. As Irmãs também visitaram os migrantes que chegam na rodoviária.
As Irmãs também tiveram a oportunidade de conhecer a triste e dura realidade na fronteira da Venezuela com o Brasil, por onde passam milhares de pessoas migrantes durante o dia, trazendo o pouco que podem e os muitos sonhos de reconstruir a vida longe de sua pátria. Outra experiência foi a visita à Polícia Federal, onde é realizada a documentação para interiorizar a outros Estados, onde também há um grande número de migrantes esperando uma oportunidade para viajar, com trabalho já assegurado ou não.
Depois de visitar e conhecer um pouco estas realidades, a equipe da Presença Missionária se reuniu para realizar a capacitação das Irmãs nos seguintes tópicos: Metodologia GAPE, Regulamentos e Caderno GAPE. “Com esta metodologia acreditamos que elas poderão iniciar a formação de alguns grupos GAPE. Claro, imaginamos que, todavia, vão necessitar de um período de reforço desta metodologia, junto com os grupos que criaram em suas comunidades”, conta a Irmã Joana da Silva, coordenadora GAPE da Missão Scalabriniana. Na ocasião, também foram entregues parte do material usado na capacitação.
Foram dias de uma experiência maravilhosa que faz fortalecer o Sim a Deus pela causa dos migrantes e refugiados, que saem de seu país de origem buscando melhores condições de vida para seus familiares.
Confira algumas fotos das atividades desenvolvidas na capacitação:
Da Equipe de Comunicação Virtual, com a colaboração da Irmã Joana da Silva, Coordenadora GAPE Missão Scalabriniana