Nessa sexta-feira, 4, é celebrada a festa de São Carlos Borromeo, padroeiro da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas. São Carlos foi exemplo de pastor zeloso, tendo se doado todo por seus fiéis durante a chamada “Peste Italiana” (1576-1577), que atingiu Milão, onde era Arcebispo. Naquele momento, a cidade foi abandonada pelos poderosos, deixando os pobres à mercê da própria sorte. Compadecido, São Carlos permaneceu na cidade, realizando visitas aos doentes, lavando suas feridas e dando-lhes os Sacramentos.
Após esse período de trabalho incansável, a saúde de São Carlos se debilitou. Fragilizado, ele foi atingido por uma forte febre e faleceu no dia 4 de novembro de 1584, aos 46 anos.
Em celebração à festa de São Carlos, a Superiora Geral das Irmãs Scalabrinianas, Irmã Neusa de Fátima Mariano, enviou uma mensagem às Irmãs, formandas, jovens e leigos, na qual recorda o padroeiro da Congregação. “São Carlos Borromeo amou a Igreja e deu tudo de si para lhe devolver o rosto da Esposa de Cristo, uma Esposa sem mancha e sem rugas”, lembrou ela. No texto, ela ainda recorda o Dia da Animação Vocacional na Congregação, o qual foi celebrado na quinta-feira, 3, com a Vigília Vocacional Scalabriniana.
A mensagem está disponível em português, espanhol e inglês, leia abaixo:
Da Equipe de Comunicação Virtual