Número já supera o total de 2021, quando 28.500 migrantes cruzaram o Canal da Mancha
De acordo com informações do governo britânico, o número de migrantes que atravessaram o Canal da Mancha em 2022 superou os 32.800 após o resgate de 499 pessoas na quinta-feira, 29, por navios da Força de Fronteira. Entre os resgatados haviam homens, mulheres e crianças.
Até o momento, 32.807 pessoas fizeram a travessia do Canal da Mancha este ano, superando o total de 2021 de 28.526. Os migrantes resgatados na quinta-feira estavam em 10 embarcações diferentes. Até o momento, o número de migrantes resgatados no Canal em setembro é de 7.767.
Essa foi a primeira travessia desde a última sexta-feira, 23, quando 656 pessoas foram interceptadas em 15 barcos separados, segundo dados oficiais. As travessias haviam sido impedidas por ventos fortes no mar.
Além disso, um barco com 43 pessoas a bordo foi resgatado em Calais, na França, após três pessoas caírem no mar. Um segundo barco com 50 pessoas também foi resgatado depois que começou a afundar, também na costa francesa. Ambas embarcações iriam em direção ao Reino Unido.
Em entrevista à rádio BBC Kent, a primeira-ministra Liz Truss afirmou que pretende manter a política polêmica de envio de migrantes ao Ruanda enquanto aguardam resposta às solicitações de asilo. “Vamos garantir que os tribunais britânicos não possam ser rejeitados pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos”, se referindo ao impedimento do primeiro voo de deportação em julho, após diversas denúncias de ONGs e Sindicatos, que barrou o início da política.
No último dia 22, a Força de Fronteira britânica interceptou mais de 1.100 migrantes no Canal da Mancha em um único dia pela segunda vez no mês de setembro. Na ocasião, 1.150 migrantes foram resgatados em 21 barcos. No dia 4 de setembro, pelo menos 1.160 migrantes foram resgatados no Canal.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual.