A Igreja no Brasil nos convida a nos aproximarmos ainda mais da Palavra de Deus durante o mês de setembro! Desde meados da década de 1970, motivados pelo Vaticano II, celebramos este mês cheio de possibilidades de conhecer e rezar a Palavra de Deus. A escolha de setembro está ligada ao Dia de São Jerônimo, celebrado no dia 30, conhecido como grande estudioso e tradutor da Bíblia para o latim.
Embora não haja um número exato, a Bíblia é o livro mais vendido na história, e continua sendo a obra mais amplamente divulgada e distribuída. São também incontáveis as tensões em torno da Bíblia. Diferentes tradições religiosas ou cristãs interpretam e traduzem a Bíblia de maneiras variadas, levando a debates e discussões. Há, também, os debates em contextos históricos e científicos em relação a temas como a criação, evolução, arqueologia. No âmbito da política não é diferente, se olharmos para o Brasil, não poucas vezes a Bíblia foi instrumentalizada como parte de estratégicas para mobilizam pessoas e passar a ideia de alinhamento político com valores cristãos. Passagens bíblicas são também citadas hoje amplamente em debates sobre aborto, igualdade de gênero e direitos LGBTQ+.
Apesar das tensões citadas, ler a Bíblia é uma experiencia enriquecedora e transformadora. Aqui estão algumas dicas para ajudar na leitura:
- • Escolha uma Tradução Adequada: Existem várias traduções da Bíblia que variam em estilo e linguagem. Escolha uma que você ache acessível.
- • Defina um Propósito: Pense no que você deseja obter da leitura. Pode ser estudo, reflexão espiritual, entendimento histórico ou moral. Isso pode orientar como você aborda o texto.
- • Estabeleça um Plano de Leitura: Considere seguir um plano de leitura, como ler a Bíblia em um ano, ou focar em livros específicos, como os Evangelhos ou Salmos.
- • Leia com Atenção: Reserve um tempo tranquilo para ler, onde você possa se concentrar. Tente entender o contexto de cada passagem, incluindo quem escreveu, para quem foi escrito e qual era a situação da época.
- • Use Recursos de Estudo: Considere usar comentários, dicionários bíblicos e guias de estudo para aprofundar sua compreensão. Muitas Bíblias vêm com notas de rodapé que podem ser úteis.
- • Reflexão e Oração: Após a leitura, reserve um tempo para refletir sobre o que leu. A oração pode ajudar a processar e aplicar os ensinamentos à sua vida.
- • Participe de Grupos de Estudo: Juntar-se a um grupo de estudo bíblico pode proporcionar diferentes perspectivas e um ambiente de suporte para discutir e aprender.
- • Seja Paciente: A compreensão da Bíblia pode levar tempo. Não hesite em reler passagens e buscar ajuda quando necessário.
Por fim, jamais se esqueça que Palavra de Deus, na Bíblia, vem iluminando a caminhada do povo de Deus, em cada geração, em cada circunstância da História. Ela é atual, viva e eficaz. Com sua leitura, encontramos critérios para o discernimento e o agir na realidade, quando somos comprometidos com o Projeto de Deus, na construção de uma sociedade que saiba viver a justiça, a solidariedade e o amor fraterno.
Por Wellington Barros