Pesquisar

Mês Vocacional 2025: um convite ao discernimento

Peregrinos e peregrinas da esperança porque chamado e enviados

A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenadoras e a Vida Consagrada (CMOVIC) realizou na segunda-feira, 3, a live de lançamento do livro Hora Vocacional – Mês Vocacional 2025: Peregrinos porque chamados. O evento foi transmitido pelos canais das Edições CNBB e da CNBB Nacional no YouTube e Facebook.

O lançamento faz parte da preparação para o Mês Vocacional 2025, um período em que a Igreja no Brasil é convidada a refletir sobre o chamado de Deus e a importância do discernimento vocacional. Este ano, o tema central do Mês Vocacional será “Peregrinos porque chamados”, reforçando a dimensão do chamado divino que acompanha cada cristão ao longo da vida. A temática está em sintonia com a proposta do ano jubilar de 2025 (Peregrinos de Esperança) e convida os fiéis a renovarem o compromisso com a evangelização e a promoção de uma cultura vocacional.

O tema do mês vocacional “Peregrinos porque chamados” evidencia dois predicados cristãos: peregrinos e chamados. O primeiro deles remete a imagem do caminho, pois toda peregrinação consiste em alcançar uma meta, que precisa ser clara.

“O termo peregrinos pode ajudar as equipes e grupos vocacionais, organizados nas comunidades, paróquias, dioceses e regionais, a redescobrir o valor do itinerário vocacional (despertar; discernir; acompanhar e cultivar). A peregrinação é composta de etapas, e redescobrir o valor e novas maneiras de realizar este itinerário é missão de cada animador vocacional. Essa necessidade, que é urgente, implica principalmente em empregar esforços e investimentos na etapa do discernimento”, explica o padre Guilherme.

Neste caminho, o Papa Francisco alerta toda a Igreja para focar seu olhar nos sinais de esperança que estão presentes no mundo, e que, muito mais do que sinais palpáveis, são sinais onde reside a esperança: a paz, a vida (e sua transmissão), os encarcerados, os enfermos, os jovens, os migrantes, os fragilizados, os idosos e os pobres.

“Nestas indicações, percebe-se a presença de um grupo muito caro ao Serviço de Animação Vocacional: a juventude. Quando o papa fala dos jovens, na sequência sempre fala em sonhos e aqui reside o desabrochar da esperança. É missão de toda animação vocacional contribuir para que os jovens nunca parem de sonhar, para tanto as ações do SAV-PV precisam colaborar para entusiasmar essa nova geração de jovens e adolescentes, pois neles reside a esperança de um mundo diferente e melhor”, complementa o padre Guilherme.

Este guia prático oferece roteiros para encontros, celebrações e reflexões vocacionais para famílias, jovens, e comunidades de vida consagrada. Inspirado pelos ensinamentos do Papa Francisco, é um recurso essencial para todos que desejam aprofundar sua fé e responder ao apelo do Bom Pastor. O livro busca ajudar fiéis, comunidades e grupos pastorais a aprofundarem a vivência da vocação cristã em suas diversas formas e pode ser adquirido em todas as livrarias.

Assista a live de lançamento

Por Ir. Carmen Lucia Pereira, Coordenadora do Serviço Scalabriniano Juventude e vocações – PMMM

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
fevereiro 2025
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?