Mais de 230,6 mil migrantes foram detidos tentando cruzar a fronteira entre EUA e México em outubro
De acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Migrações (INM) do México, publicado na segunda-feira, 21, foram detidos 16.096 migrantes de 46 países entre os dias 17 e 20 de novembro. Os migrantes transitavam irregularmente por 22 Estados do território mexicano.
De acordo com o INM, a maioria dos migrantes detidos são de países da América Central e do Sul, sendo eles Venezuela, com 4.968 nacionais apreendidos, Guatemala, com 2.987, Nicarágua, com 1.385, Honduras, com 1.311 e Equador, com 1.285.
O Instituto informou, ainda, que os migrantes foram detidos no Estados mexicanos de Baja California, Chiapas, Chihuahua, Coahuila, Cidade do México, Durango, Estado do México, Guanajuato, Guerrero, Jalisco, Nuevo León, Oaxaca, Puebla, Querétaro, Quintana Roo, Sonora, Tabasco, Tamaulipas, Tlaxcala, Veracruz, Yucatán e Zacatecas.
No comunicado, o INM informou que, devido ao afluxo de migrantes no país e os perigos a que são expostos pelos traficantes de pessoas, bem como pelas baixas temperaturas que podem colocar suas vidas em risco, aumentou o número de centros de atendimento nos estados de Aguascalientes, Chiapas, Durango, Hidalgo, Puebla, San Luis Potosí, Veracruz e Zacatecas.
Em 12 de outubro, os EUA anunciaram um acordo com o México para receber até 24.000 migrantes venezuelanos que chegarem em território estadunidense de avião. A medida, no entanto, ainda permite a expulsão para o México daqueles que chegarem aos EUA cruzando ilegalmente a fronteira sul.
No dia 15 de novembro, um juiz federal dos EUA declarou como ilegal a ordem conhecida como Título 42, usado para bloquear a entrada de migrantes que procuram asilo nas fronteiras terrestres do país. O Departamento de Segurança dos EUA, no entanto, pede o adiamento da decisão por cinco semanas, para uma transição nas políticas de fronteira.
No ano fiscal de 2022, encerrado em setembro, mais de 2,3 milhões de migrantes foram apreendidos ao tentar cruzar a fronteira do México com os EUA de forma irregular. No mês de outubro, primeiro mês do ano fiscal de 2023, mais de 230,6 mil pessoas foram apreendidas tentando fazer a travessia. No mês de outubro, pelo menos 78 mil pessoas foram bloqueadas na fronteira com o Título 42.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual