No Ano Fiscal de 2023, mais de 874 mil migrantes já tentaram entrar nos EUA pela fronteira com o México
O Instituto Nacional de Migração (INM) do México resgatou no domingo, 5, à noite, 343 migrantes no trailer de um caminhão abandonado em uma estrada no Estado de Veracruz. Pelo menos 103 menores desacompanhados estavam entre os resgatados.
De acordo com o INM, foram resgatados também 212 adultos originários da Guatemala, Honduras, El Salvador e Equador, além de 28 pessoas que estavam em grupos familiares, originários da Guatemala e El Salvador. Os 103 menores eram, em sua maioria, da Guatemala, segundo informou o Instituto.
O caminhão foi localizado na rodovia Cosamaloapan-La Tinaja, em Veracruz, sem motorista. “Foi detectada a presença de pessoas dentro do trailer, que tinha um piso duplo de estruturas metálicas, bem como ventiladores ancorados na parte inferior e aberturas no teto”, informou o INM em comunicado.
Segundo o Instituto, os migrantes usavam braçadeiras coloridas como meio de identificação. Os menores de idade ficarão sob a tutela do Sistema de Desenvolvimento Integral da Família (SDIF) do Estado, enquanto que os adultos iniciarão o procedimento administrativo para definição de sua situação jurídica em território mexicano.
O México é a principal rota de entrada ilegal de migrantes nos Estados Unidos. No Ano Fiscal de 2023, iniciado em outubro de 2022, mais de 874 mil migrantes foram detidos tentando cruzar a fronteira entre EUA e México sem documentos. No Ano Fiscal de 2022, encerrado em setembro do ano passado, foram mais de 2,3 milhões.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação