Pesquisar

Caravana cruza o México até a fronteira com os EUA

O grupo é formado principalmente por migrantes da América Central e do Sul

Uma caravana com cerca de 11.000 pessoas saiu de Tapachula, no México, na segunda-feira, 6, rumo à fronteira com os Estados Unidos. O trajeto, de 3.000 km, foi iniciado sob forte chuva e já havia sido anunciado na última semana pelo organizador da caravana, Luis García Villagrán, da ONG Centro de Dignificação Humana.

O Instituto Nacional de Migração (INM) do México ainda não deu detalhes sobre o número de participantes da caravana, que já é tida como a maior da última década e, segundo o organizador, pode reunir até 15.000 pessoas. A caminhada começou no mesmo dia em que foi iniciada a Cúpula das Américas, nos EUA, sem a presença do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, que tomou a decisão após a exclusão de Nicarágua, Venezuela e Cuba da reunião.

De acordo com Villagran, a caravana é formada por pessoas de diversas nacionalidades, principalmente da América Latina, de países como Venezuela, Cuba e Nicarágua, mas também de pessoas vindas de países da África e Ásia. “Dizemos aos líderes dos países que se reúnem hoje na Cúpula das Américas que as mulheres e as crianças migrantes, as famílias migrantes, não são moeda de troca, de interesses ideológicos e políticos”, afirmou ele à AFP.

Durante o evento, que acontece até o dia 10, sexta-feira, um dos temas tratados é a migração e espera-se que Biden anuncie um plano regional de migrações. Em 2021, foram detidos 307.679 migrantes em situação irregular no México, de acordo com o INM.

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
março 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]