Mais de 232 mil tentativas de entrada nos EUA pela fronteira com o México foram registradas em agosto
130 migrantes foram encontrados em um caminhão no México na quinta-feira, 19, informou o Instituto Nacional de Migração (INM). Recentemente, a Secretária de Relações Exteriores mexicana, Alicia Bárcena Ibarra, informou que mais de 1,7 milhão de migrantes chegaram até a fronteira com os Estados Unidos em 2023.
De acordo com o INM, os migrantes encontrados eram todos da Guatemala e foram encontrados no compartimento de carga de um caminhão, que foi abandonado pelo motorista durante uma ação de verificação na rodovia Boca del Río-Córdoba.
Ao revistarem o veículo, os Agentes Federais de Migração encontraram 130 migrantes indocumentados de origem guatemalteca, sendo 14 menores desacompanhados, 55 adultos viajando sozinhos (41 homens e 14 mulheres) e 24 unidades familiares compostas por 61 pessoas.
Quase 2 milhões já chegaram à fronteira com os EUA
Na terça-feira, 17, a Secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena Ibarra, informou durante um comparecimento ao Senado que mais de 1,7 milhão de migrantes já cruzaram o México até a fronteira com os estados Unidos desde o início de 2023.
Segundo ela, mais de 120 mil migrantes chegaram ao México só em setembro, sendo cerca de 60 mil da Venezuela, 35 mil da Guatemala e 27 mil de Honduras, todos a caminho da fronteira com os Estados Unidos.
Nos últimos meses o número de tentativas de atravessar a fronteira entre México e Estados Unidos voltou a aumentar, após uma queda expressiva em junho, quando foram registradas 144.570 tentativas, 40% a menos que em maio, após mudanças na política de imigração dos EUA.
Em julho e agosto, apesar das expectativas de queda, os números voltaram a aumentar e foram registradas, respectivamente, 183.494 e 232.972 tentativas de entrada nos Estados Unidos através da fronteira com o México.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação