O Papa Francisco está em Portugal para a JMJ, que acontece até o dia 6 de agosto
Em seu segundo compromisso público em terras portuguesas, o Papa Francisco fez oração das Vésperas com a vida consagrada no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. O pontífice chegou à capital portuguesa na manhã desta quarta-feira, 2.
“Estou feliz por me encontrar no meio de vós não só para viver, juntamente com muitos jovens, a Jornada Mundial da Juventude, mas também para partilhar o vosso caminho eclesial com as suas canseiras e esperanças”, disse o Papa ao saudar os presentes.
Francisco falou sobre o momento em que Jesus, vendo os pescadores que, cansados e desanimados por não terem pego peixes, desceram do barco e lavavam as redes para ir para casa, os convida a lançar novamente as redes para a pesca. Ele destaca que, muitas vezes, “podemos sentir um cansaço semelhante no nosso caminho eclesial, quando nada mais temos nas mãos além das redes vazias.”
Mas, ressalta o Papa, não se deve desanimar, mas confiar que Jesus continua sempre ao nosso lado. “Por isso levemos ao Senhor as nossas canseiras e as nossas lágrimas, para poder enfrentar as situações pastorais e espirituais, dialogando entre nós com abertura de coração para experimentar novos caminhos a seguir”, disse.
“Somos chamados a lançar de novo as redes e a abraçar o mundo com a esperança do Evangelho”, exorta Francisco. “Não é momento de parar e desistir, de atracar o barco à margem nem de olhar para trás”, diz ele, que lembra que não se deve fugir das coisas novas e se esconder, refugiados nas velhas coisas conhecidas. “Não! Este é o tempo da graça que o Senhor nos concede para nos aventurarmos no mar da evangelização e da missão”, ressalta o Papa.
O Papa Francisco estará em Portugal até o domingo, 6 de agosto, quando se encerra a Jornada Mundial da Juventude. Nos próximos dias, o pontífice se encontrará com os jovens em diversos momentos, entre eles na confissão de alguns deles na JMJ.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação