Pesquisar

OIM pede à UNEA por mais atenção para migrantes climáticos

UNEA é a Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente, que acontece a cada dois anos

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu em comunicado divulgado na segunda-feira, 26, por mais atenção para a migração induzida pelo clima. Entre 26 de fevereiro e 1º de março acontece em Nairóbi, no Quênia, a sexta Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA).

“Enquanto líderes e decisores se reúnem na UNEA para definir a agenda ambiental global, não esqueçamos a situação daqueles que são forçados a deslocar-se devido a fatores climáticos e ambientais”, disse o Chefe de Gabinete da OIM, Mohammed Abdiker.

De acordo com a OIM, até 2050, pelo menos 216 milhões de pessoas podem se tornar migrantes climáticos deslocados internamente em seus países. “Com ações concretas, coletivas e oportunas, esse número poderia ser reduzido em 80%”, afirma o comunicado da OIM, que destaca que, em 2022, foram registrados cerca de 32 milhões de novos deslocamentos internos devido questões climáticas.

O texto sublinha, ainda, que nenhuma região está imune aos impactos das alterações climáticas, que podem ser sentidos direta ou indiretamente. “Os países menos desenvolvidos, que menos contribuíram para a sua causa, são ainda mais impactados.

A UNEA foi criada para ser uma espécie de “parlamento mundial sobre o meio ambiente” e se reúne a cada dois anos para definir prioridades para as políticas ambientais e desenvolver a legislação internacional sobre o tema.

A OIM ressalta, ainda, que, uma vez que a UNEA deste ano foca no multilateralismo para combater as alterações climáticas, “é fundamental reconhecer a migração climática como uma tendência crescente e uma estratégia de adaptação, e garantir que aqueles que são forçados a deslocar-se sejam protegidos.”

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]