O Papa Leão XIV enviou uma mensagem à Igreja Católica no Brasil por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 nesta quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro. Neste ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
Em sua mensagem, o Papa Leão XIV destaca que a quaresma “nos lembra o dever de nos aplicarmos à prece e ao jejum mais do que em qualquer outro tempo do ano, iluminando nossas almas e disciplinando nossos corpos”. Ele ressalta que este tempo de oração convida a praticar com “renovado empenho a virtude da caridade com os mais pobres e necessitados, com os quais o próprio Cristo se identifica.”
O Papa recorda que a Igreja Católica no Brasil realiza há mais de 60 anos a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de animar os fiéis em cada itinerário quaresmal, dirigindo a ação pastoral e caritativa aos pobres. Ele pontua, ainda, que o tema e lema de 2026 apresentam a proposta “de voltar o olhar para os nossos irmãos que sofrem com a falta de uma moradia digna.”
Ele recorda, ainda, o convite de São João Paulo II a voltar a atenção para as milhões de pessoas privadas de habitação digna ou até mesmo de qualquer habitação para despertar a consciência e buscar uma solução para este problema.
“Neste sentido, é meu desejo que a reflexão sobre a dura realidade da falta de moradia digna, que afeta tantos irmãos nossos, leve não somente a ações isoladas – sem dúvida, necessárias – que venham de modo emergencial em seu auxílio, mas gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor generosamente nos concede não pode restringir-se a um período do ano, a uma campanha ou a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante, que nos compromete a ir ao encontro de Cristo presente naqueles que não têm onde morar”, afirma o Papa Leão XIV.
O Pontífice expressa, ainda, seu desejo de que as iniciativas nascidas a partir da Campanha da Fraternidade inspirem autoridades governamentais a promover políticas públicas que tornem possível oferecer à população carente melhores condições de habitação.
Ele confia estes votos aos cuidados de Nossa Senhora, “que não encontrou morada em Belém para dar à luz ao Redentor, mas que tem sua casa, como Rainha e Padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida”.
Campanha da Fraternidade 2026
Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha da Fraternidade 2026 busca despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã.
A escolha do tema foi motivada por um pedido da Pastoral da Moradia e Favelas, com o lema sendo uma referência ao mistério da encarnação. Ele recorda que o próprio Deus, ao se fazer homem, não escolheu palácios, mas a simplicidade e, em seu nascimento, a precariedade de um abrigo improvisado, identificando-se com aqueles que não têm habitação.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação















