No domingo, 07, cerca de 80 mil fiéis se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano, para celebrar a canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, os primeiros Santos do pontificado do Papa Leão XIV.
Carlo Acutis, conhecido como o “influenciador de Deus”, usou a internet para evangelizar e catalogou mais de 130 milagres eucarísticos em um site desenvolvido por ele. Sua vida simples e alegre é um testemunho de como a santidade é possível no cotidiano.
Pier Giorgio Frassati, jovem italiano que viveu no início do século XX, viveu com intensidade o amor ao próximo. Mesmo vindo de uma família rica, dedicou-se a ajudar os pobres, os doentes e os marginalizados. Morreu cedo, mas deixou um rastro de bondade e compaixão.
Saudação aos fiéis presentes na missa de canonização
Antes do início da Santa Missa, o Papa Leão XIV surpreendeu os fiéis presentes com uma saudação, destacando a alegria evocada pela canonização dos dois jovens.
“Gostaria de saudar especialmente os muitos jovens e adolescentes que vieram para esta Santa Missa! É realmente uma bênção do Senhor: encontrarmo-nos juntos com todos vocês que vieram de diferentes países. É realmente um dom da fé que queremos partilhar”, disse o Papa.
Convite a não desperdiçar a vida
Em sua homilia, o Papa Leão XIV comentou as leituras do dia, que são um convite a não desperdiçar a vida fora do projeto de Deus. “Muitos jovens, ao longo dos séculos, tiveram de enfrentar esta encruzilhada na vida”, disse, recordando a história de São Francisco de Assis.
Leão XIV destacou que, muitas vezes, os Santos são retratados como grandes personagens, “esquecendo que tudo começou para eles quando, ainda jovens, responderam “sim” a Deus e se entregaram totalmente a Ele, sem guardar nada para si mesmos.”
Ele convidou, então, a olhar para São Pier Giorgio Frassati e São Carlo Acutis, dois exemplos de jovens “apaixonados por Jesus e prontos a dar tudo por Ele”. O Papa falou brevemente sobre cada um deles, destacando que ambos “cultivaram o amor a Deus e aos irmãos através de meios simples, ao alcance de todos: a Santa Missa diária, a oração, especialmente a Adoração Eucarística.”
“Os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite dirigido a todos nós – especialmente aos jovens – a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima”, afirmou o Papa Leão XIV.
Do Serviço de Comunicação